A última rodada das eliminatórias para a Eurocopa de 2012 terá três vagas diretas em jogo, além de outras cinco para a repescagem. Três vagas para a repescagem já estão garantidas, somando os oito que irão disputar os últimos lugares rumo à Polônia e Ucrânia. França e Portugal ainda buscam seus lugares.

A França recebe a Bósnia em Saint-Denis pelo Grupo D e precisa apenas de um empate para garantir seu lugar na Euro de 2012. Com 20 pontos contra 19 da Bósnia, basta não perder e os Blues estão classificados. A Bósnia tem ao menos um lugar garantido nos play-offs, caso perca ou empate com a França. Se vencer, os bósnios vão direto à Euro e empurram os franceses para os play-offs.

Portugal, por sua vez, visita a Dinamarca e precisa de um empate para garantir sua passagem como campeão do Grupo H. Se não perder, os lusos podem comprar as passagens para a Ucrânia e Polônia. Em caso de empate, inclusive, Portugal e Dinamarca podem se classificar direto, caso a Suécia não vença a Holanda em casa.

A Suécia, no Grupo E, precisa de uma vitória para ficar com a classificação como melhor segunda colocada de todos os grupos. Isso porque os escandinavos têm 21 pontos, mas só 15 contam – os seis conseguidos contra a lanterna San Marino são descartados. Assim, o time precisa apenas da vitória para ficar à frente de Portugal ou Dinamarca – quem perder o confronto que decide o Grupo H.

Além das vagas diretas, há a disputa por vagas na repescagem. No Grupo A, a Bélgica precisa vencer a Alemanha para garantir a segunda colocação sem depender de outros resultados. Caso empate, precisa que a Turquia não derrote o Azerbaijão. Os turcos precisam vencer e torcer para a Bélgica não vencer a Alemanha.

No Grupo B, a classificação só não está definida por uma mera questão formal. Isso porque os russos recebem Andorra em Moscou e precisam apenas de um empate contra a seleção que não fez nenhum ponto. A classificação deve vir e como primeiro colocado e, assim, ir direto para a Eurocopa.

A briga pelo segundo lugar do grupo e uma vaga nos play-offs será um confronto direto. A Irlanda, segunda colocada com 18 pontos, recebe a terceira colocada Armênia e precisa só de um empate para ir aos play-offs. Se vencer, potencialmente poderia até mesmo ficar em primeiro, mas precisaria de uma altamente improvável vitória de Andorra contra a Rússia fora de casa. Então, o play-off é o lugar mais realista. A Armênia precisa vencer para ficar em segundo e pegar uma das vagas.

No Grupo C, a Estônia é a segunda colocada com 16 pontos, mas não terá mais jogos a fazer. A Sérvia, terceira colocada, joga contra a Eslovênia fora de casa e precisa de uma vitória para garantir o seu lugar nos play-offs. Em caso de empate dos sérvios, a Estônia leva a vaga no confronto direto.

O Grupo F já tem os dois primeiros colocados definidos. Só falta definir a ordem. A Grécia é líder com 21 pontos, dois a mais do que a Croácia, que tem 19. Na última rodada, a Grécia visita a Geórgia e precisa vencer para garantir o primeiro lugar e a vaga direta, enquanto a Croácia recebe a Letônia precisando vencer e torcer por derrota da Grécia. Em qualquer outro caso, irá para repescagem.

O Grupo I tem a Escócia como segunda colocada, mas o time irá enfrentar justamente a líder da chave, Espanha, fora de casa. Para se garantir nos play-offs, os britânicos precisam vencer. Em caso de empate, tem que torcer para a República Tcheca não vencer a Lituânia. Se perder, terá que torcer para os lituanos vencerem os tchecos.

Os oito classificados para os play-offs serão agrupados em quatro confrontos de ida e volta, que levará mais quatro times para a Eurocopa do ano que vem.

Confira os jogos desta terça-feira pelas eliminatórias da Eurocopa:

Terça, 11/out

Grupo A
Casaquistão x Áustria
Alemanha x Bélgica
Turquia x Azerbaijão

Grupo B
Rússia x Andorra
Irlanda x Armênia
Macedônia x Eslováquia

Grupo C
Itália x Irlanda do Norte
Eslovênia x Sérvia

Grupo D
Albânia x Romênia
França x Bósnia

Grupo E
Moldova x San Marino
Suécia x Holanda

Grupo F
Croácia x Letônia
Geórgia x Grécia
Malta x Israel

Grupo G
Bulgária x País de Gales
Suíça x Montenegro

Grupo H
Dinamarca x Portugal
Noruega x Chipre

Grupo I
Espanha x Escócia
Lituânia x República Tcheca