Dez clubes entram em campo nesta quarta-feira na Liga Europa com o objetivo de carimbar o passaporte rumo à próxima fase da competição. Entre os times que tentam se garantir, o Atlético de Madrid é um dos que tem a situação mais tranquila, enquanto o grego PAOK pode surpreender. Além deles, o vice-campeão da temporada passa, o Braga, é outro que luta para estar na fase 32 avos de final.

O Grupo A pode ter sua definição nesta quarta. O PAOK pode se garantir, mas terá pela frente um tradicional adversário, o Tottenham, em Londres. Se vencerem, estarão classificados. Já o Tottenham pode se garantir, mas a possibilidade é remota. Isso porque além de vencer o PAOK, terá que torcer para que o Shamrock Rovers segure ao menos um empate contra o Rubin Kazan na Rússia – missão bastante improvável.

No Grupo B, dois times têm possibilidade de garantir a vaga na próxima fase. Standard Liège e Hannover 96, empatados na liderança com oito pontos, se enfrentam. Quem vencer está classificado. Há uma possibilidade de ambos garantirem a vaga em caso de empate, se o Vorskla Poltava empatar ou vencer o Kobenhavn na Ucrânia.

A situação do Grupo C está definida, mas o PSV pode garantir não só a passagem à próxima fase, como o primeiro lugar. Basta que vencem o Legia Varsóvia, segundo colocado com um ponto a menos, jogando na Polônia.

Esta quarta também poderá colocar o Metalist Kharkiv na próxima fase. Basta que os ucranianos, que lideram o Grupo G com dez pontos, não percam para o Austria Viena ou que o AZ perca para o Malmö. O AZ poderá avançar se vencer o Malmö e o Metalist Kharkiv derrotar o Austria Viena.

O Birmingham, que atualmente disputa a segunda divisão inglesa, pode se classificar também nesta quarta. Para isso, precisa vencer o Braga jogando em Portugal. O mesmo vale para o Braga. Se os arsenalistas derrotarem os ingleses, garantem a vaga.

A Udinese tem a chance de classificação nesta quarta. Pelo Grupo I, precisam vencer o Rennes na França e torcer para que o Celtic não derrote o Atlético de Madrid em Glasgow. Os Colchoneros precisam de uma vitória para se garantir, ou empatar o jogo e torcer para que a outra partida empate.

Confira os jogos:

Grupo ARubin Kazan x Shamrock Rovers
Tottenham x PAOK

Grupo B
Standard Liège x Hannover 96
Vorskla x Kobenhavn

Grupo CRapid Bucareste x Hapoel Tel-Aviv
Legia Varsóvia x PSV

Grupo G
Malmö x AZ
Metalist Kharkiv x Austria Viena

Grupo HBraga x Birmingham
Maribor x Brugge

Grupo I
Rennes x Udinese
Celtic x Atlético de Madrid