Rivaldo é um dos grandes jogadores que não foram devidamente reconhecidos no Brasil. Jogou as Copas do Mundo de 1998 e 2002, sendo fundamental nas duas campanhas – um vice-campeonato e um título. Foi considerado por muitos o melhor jogador da Copa 2002, quando o Brasil foi campeão – embora a Fifa tenha premiado Oliver Kahn e Ronaldo tenha sido escolhido por muitos como o melhor. Vencedor da Bola de Ouro em 1999, Rivaldo comparou a época que jogava com a atual e foi taxativo: se jogasse nos dias de hoje, teria ganhado mais de uma Bola de Ouro e disputaria o prêmio com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

OFERTAS:
Livros com até 70% de desconto na Amazon, clique e confira!
Livros Cosac Naify com até 70% de desconto, clique e aproveite!

Atualmente com 45 anos, Rivaldo teve uma carreira longa. Se profissionalizou em 1991 pelo Santa Cruz, clube do estado que nasceu, Pernambuco. Se destacou no Mogi Mirim, jogou pelo Corinthians e brilhou intensamente pelo Palmeiras. Sua carreira na Espanha começou em 1996, quando foi contratado pelo Deportivo La Coruña.

Em 1997 foi contratado pelo Barcelona, que defendeu até 2002. Jogou pela seleção brasileira até 2003. Encerrou a carreira apenas em 2015, já com 43 anos. Foi melhor do mundo atuando pelo Barcelona e conhece um pouco do clube e da liga espanhola. Em evento da Betfair, que tem o jogador como embaixador, ele comentou sobre o clássico entre Barcelona e Real Madrid, sobre Neymar e sobre o nível de futebol atual de La Liga, o Campeonato Espanhol.

El Clasico

“O Real Madrid defende o título e vem de ganhar a Champions League, mas não há favorito. O Barça pode ganhar no Bernabéu, como o Madrid pode fazer no Camp Nou”, afirmou o ex-jogador. Rivaldo defende que o Barcelona jogue no 4-4-2 que Ernesto Valderde tem adotado, ao invés do 4-3-3. “O Real Madrid joga em casa e, contra eles, é preciso ter cautela e esperar um pouco”, disse.

Rivaldo elogiou também o meio-campista Paulinho, que chegou sob desconfiança e vem jogando muito bem. “Paulinho foi questionado pelos torcedores e pela imprensa, mas está jogando de forma impressionante, fazendo muito bem o seu trabalho e marcando gols”, destacou Rivaldo.

Queda de nível técnico

“Quando há jogadores que marcam mais gols que jogos na liga, isso não é normal. O Betis pagou € 60 milhões por Denilson. Não sei que equipe pode fazer isso sem ser Real Madrid, Barcelona ou Atlético de Madrid”, disse Rivaldo.

A sentença de Rivaldo é clara quando compara o futebol da época que jogava com a atual. “O futebol mudou e o nível está mais baixo. Hoje não se veem jogadores com tanta qualidade como havia na minha época”, destacou Rivaldo. “Eu gostaria de ter jogado com Messi, que tem qualidades importantes. É o melhor jogador do momento, faz a diferença em campo”, disse.

“Na minha época tínhamos muitos jogadores. Eu, Figo, Totti, Del Piero. Agora só se fala dos dois. Na época atual, eu teria ganhado mais de uma Bola de Ouro. Cristiano Ronaldo e Messi terem tantas Bolas de Ouro demonstra que os outros não são tão bons. Que marquem mais gols que partidas indica que as coisas não estão bem. Eu gosto muito dos dois, mas acredito que seja um sinal que as coisas não estão bem em La Liga”, analisou o jogador.

“Não quero polêmicas, mas sim, acredito que competiria com eles pela Bola de Ouro. Só se fala dos dois e um pouco de Neymar. Não há tantos jogadores de qualidade como antes”.

VEJA MAIS: Nos 45 anos de Rivaldo, um vídeo com todos os seus gols pela seleção brasileira

Neymar

“Não acredito que ele tenha ido para ser o melhor jogador do mundo e sim porque ofereceram um grande contrato e falou com o seu entorno e decidiu sair. Eu fiz o mesmo com o Deportivo La Coruña”, declarou o ex-jogador do Barcelona. Em 1997, o Barcelona depositou a multa de Rivaldo, na época € 24 milhões, para tirar o jogador de Coruña e levado ao Camp Nou.

Apesar dos quatro anos que ficou no Barcelona, de 2013 a 2017, Rivaldo não descarta a possibilidade de ver um dia Neymar vestido com o uniforme do principal rival. “O Real Madrid parece ter disposição para contratá-lo, mas nunca se sabe. Se for jogar no Real Madrid, vai demorar um pouco”, afirmou.

VEJA MAIS: [Vídeo] 10 minutos deslumbrantes dos melhores gols de Rivaldo

https://youtu.be/Hl_qOnraT2A

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:
– A trajetória de Rivaldo pelo Barcelona em um documentário de 50 minutos
– Esqueça o fim da carreira, Rivaldo foi um craque e merece ser reverenciado