Rio 2016

Para relembrar um épico olímpico: o vídeo na íntegra de Brasil 1×1 Alemanha Ocidental, em 88

Podia não ser o time principal, não importa muito. A semifinal dos Jogos Olímpicos de 1988 está entre os maiores jogos da história da seleção brasileira. Aquela partida contra a Alemanha Ocidental ocupa o imaginário de muita gente. Pelo elenco que o Brasil contava, com vários tetracampeões mundiais seis anos depois. Pela força que os alemães ocidentais também apresentavam. Pela maneira como a vitória épica se deu, com Taffarel se tornando herói nos pênaltis, um filme então inédito na equipe nacional, mas que ganharia diversas versões nos anos seguintes. Naquele confronto, estiveram presentes oito futuros campeões mundiais: Romário, Bebeto, Jorginho, Mazinho, Taffarel, Klinsmann, Hässler e Riedle.

Neste sábado, brasileiros e alemães fazem a final olímpica no Maracanã, em circunstâncias bem diferentes. Porém, não dá para deixar de lembrar do jogaço que aconteceu há 28 anos. O empate por 1 a 1 persistiu entre o tempo normal e a prorrogação, até o drama nas penalidades. Aproveitando o gancho, apresentamos a versão na íntegra daquele confronto, com narração de Sílvio Luiz. Vale guardar:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo