O quarto grupo do futebol olímpico masculino tem a Argentina como a grande favorita. Ainda que os argentinos tenham enfrentado problemas em relação a técnico e montagem de elenco, a tradição dos sul-americanos nos Jogos Olímpicos e o nível dos jogadores que disputarão as Olimpíadas deste ano colocam o país como cabeça de chave. Portanto, tudo indica que a briga pela segunda posição do grupo D ficará entre Portugal, Argélia e Honduras.

VEJA MAIS: GUIA DO FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016

Argélia

A Argélia disputará as Olimpíadas na modalidade pela primeira vez desde 1980, nos jogos realizados em Moscou e em outras quatro cidades soviéticas. Na época, caiu no grupo C, que contava com a presença da Alemanha Ocidental, Espanha e Síria. Os argelinos conseguiram se classificar em segundo lugar, mas perderam nas quartas de final para a Iugoslávia por 3 a 0. A formação do time conta com jogadores que atuam, em sua maioria, no futebol local. Apenas três jogam fora, sendo eles Ait Atmane, do Sporting Gijón (Espanha), Belkebla, do Tours (França) e Bounedjan, que joga no Catar. Apesar de ter perdido a final do último Torneio Pré-Olímpico da África para a Nigéria por 4 a 1, a Argélia garantiu sua vaga para os Jogos Olímpicos do Rio e estará aqui para brigar pela primeira medalha de ouro da modalidade.

Argentina

A Argentina, um dos algozes do Brasil, possui dois ouros olímpicos: o conquistado em 2004, em Atenas, e o de 2008, em Pequim. Além de duas medalhas de prata, em 1928 e 1996. Talvez a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio tenha sido a mais conturbada. Como a AFA passa por uma das maiores crises de sua história, os argentinos perderam Tata Martino, que esteve sob o comando técnico da seleção principal e também comandaria o time olímpico nos jogos deste ano. Com isso e mais a questão dos clubes não liberarem seus jogadores para disputar a competição, a Argentina penou para formar um time competitivo e por pouco não conseguiu inscrever atletas do futebol a tempo para vir para o Brasil. Dentre os 18 nomes selecionados, os dois atacantes Jonathan Calleri e Ángel Correa são os que mais se destacam. O elenco argentino também conta com Giovanni Simeone, filho de Diego Simeone, e tem como responsável por carregar a braçadeira de capitão Víctor Cuesta, um zagueiro de responsabilidade.

Honduras

Honduras fará sua quarta estreia nas Olimpíadas este ano. Além de estarem em Londres, em 2012, os hondurenhos também foram à Pequim, em 2008, e Sydney, em 2000. Inclusive, na última edição dos jogos, eliminaram a Espanha e deram um trabalho enorme para o Brasil nas quartas de final. Para conseguir a classificação para a quarta Olimpíada de sua história no futebol, Honduras derrotou os Estados Unidos no Pré-Olímpico da Concacaf por 2 a 0. Todos os jogadores da equipe jogam em times hondurenhos e são pouco conhecidos, mas vale a pena ficar de olho em Alberth Elis, um goleador nato que promete dar dor de cabeça para a Argentina, Portugal e Argélia.

Portugal

Portugal soma três participações em Jogos Olímpicos. A última ocasião em que a equipe portuguesa de futebol conseguiu a classificação para as Olimpíadas foi há mais de uma década, quando assegurou a participação nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Os comandados por Rui Jorge estiveram muito perto de se consagrar como a nova grande geração do futebol luso na Eurocopa Sub-21 de 2015, mas perderam para a Suécia nos pênaltis na final da competição. Parte da força dos portugueses em busca do topo do pódio no futebol masculino está na zaga, com Tiago Ilori, do Liverpool, comandando a linha de fundo da equipe. Além dele, outro nome que se destaca é o de Bruno Fernandes, capitão do time e jogador da Udinese.

Jogos:

04 de agosto – Honduras x Argélia – Estádio Engenhão, Rio de Janeiro – 15:00

04 de agosto – Portugal x Argentina – Estádio Engenhão, Rio de Janeiro – 18:00

07 de agosto – Honduras x Portugal – Estádio Engenhão, Rio de Janeiro – 15:00

07 de agosto – Argentina x Argélia – Estádio Engenhão, Rio de Janeiro – 18:00

10 de agosto – Argentina x Honduras – Mané Garrincha, Brasília – 13:00

10 de agosto – Argélia x Portugal – Estádio Mineirão, Belo Horizonte – 13:00

VEJA MAIS: GUIA DO FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016