Quando uma criança veste fantasia, ela sente que pode fazer tudo. Veste-se de Super-Homem e sente que pode voar. Veste-se com a camisa 10 do Barcelona e se sente Lionel Messi. E, se Messi é destemido para driblar zagueiros e escapar de pontapés, também o é para superar doenças.

Com isso em mente, a revista espanhola Panenka deu início a uma grande iniciativa: transformar camisetas de times de futebol em camisolas de hospital para que crianças encontrem a coragem necessária para vencer os seus problemas de saúde.

Uma médica explica no vídeo acima que o estado de espírito pode acelerar muito a melhora de uma criança. E algo que a deixe tão feliz quanto uma camisa do seu time de coração é capaz de diminuir o tempo que ela precisa ficar no hospital.

“Cada dia nos hospitais, muitas crianças jogam uma partida muito difícil. A doença é um rival que dá medo, mas pode ser vencida”, afirma o vídeo. “Porque sabemos que quando colocamos camisetas de nosso time somos mais corajosos, mais fortes, mais capazes de fazer frente a qualquer rival”.

A revista Panenka tem um dos melhores conteúdos do gênero, mas dificilmente já havia marcado um golaço tão bonito quanto este.