O Arsenal exerceu a opção de renovação do contrato do zagueiro David Luiz por mais um ano, até o fim da temporada 2020/21. A ideia pode não ser exatamente a mais popular entre os torcedores, mas o brasileiro está longe de ser o maior dos problemas na defesa. Por mais que David Luiz tenha falhas gritantes que imediatamente pulam na mente quando se lembra dele, a sua renovação está longe de ser um desastre para o Arsenal.

Primeiro de tudo, vamos lembrar que a situação atual é bastante complicada. É possível que não vejamos muitos clubes abrindo a carteira. Se o Arsenal já não é conhecido por fazer isso em tempos de bonança, não será nos tempos de pandemia que o fará. Ou seja: contratações devem ser um problema para a maioria dos clubes, incluindo os Gunners. Sendo assim, se for para mudar os nomes da defesa, talvez seja mais negócio tentar se livrar de outros dos zagueiros do elenco.

Lembremos que o clube tem no elenco dois jogadores que atuam com constância, Sokratis e Shkodran Mustafi, que são problemas graves, mas continuam titulares. Sokratis, 32 anos, e Mustafi, 28, falham de forma muito menos espalhafatosa que David Luiz, é verdade, mas também o fazem com muito mais constância. São falhas de posicionamento, de não estar onde deveriam estar, de marcar mal, ou não marcar. São zagueiros que acrescentam pouco ao elenco do Arsenal. E há algum tempo.

Entre os zagueiros do elenco do Arsenal, quem mais tem se destacado é o ex-Flamengo Pablo Marí, que chegou em janeiro e foi ganhando espaço aos poucos. Se machucou na volta da Premier League, o que levou à entrada de David Luiz no jogo contra o Manchester City e, bom, sabemos o que aconteceu ali. Sim, David Luiz falhou. E as falhas chamam a atenção. Mas ao longo da temporada, o brasileiro teve mais jogos bons que ruins.

A renovação pode parecer estranha, até incomodar, mas um problema seria justamente quem trazer, ou quem manter. O clube anunciou também que assinou contrato em definitivo com Pablo Marí, que estava emprestado pelo Flamengo, o que é uma boa notícia. Também contratou em definitivo Cédric Soares, lateral direito que estava emprestado pelo Southampton.

Dentre os zagueiros disponíveis no elenco de Mikel Arteta no Arsenal, a melhor dupla possível tende a ser David Luiz e Pablo Marí, quando os dois estiverem em condições físicas para isso. David Luiz, vale lembrar, se tornou um jogador importante do Chelsea de Antonio Conte, um técnico exigente quando se fala em defesa. Com o treinador, David simplificou o seu jogo e se tornou mais confiável. Foi raro vê-lo falhar como se viu pelo Arsenal recentemente. Então, talvez, seja possível.

Outro aspecto importante é que Pablo Marí atuava no Flamengo com um jogador com algumas características similares a David Luiz, Rodrigo Caio, que também foi por vezes condenado por erros que chamavam a atenção. Rodrigo Caio é muito mais jovem e tem um cartel de erros menores que David Luiz, claro, mas em termos de características de jogo, têm algumas similaridades. Os dois podem formar uma dupla bastante melhor que Sokratis e Mustafi. Resta saber se Arteta fará isso, quando Marí se recuperar. O próprio Mari elogiou David Luiz, dizendo que é fácil jogar com ele.

Edu Gaspar, diretor técnico do Arsenal, comentou sobre as renovações e contratações e elogiou muito tanto David Luiz quando Pablo Marí, que permanecerão para além da atual temporada. “Eu estou muito feliz que nós teremos esses jogadores no nosso elenco para o futuro. Eles tem sido parte de um plano técnico de longo prazo que Mikel e eu desenvolvemos. Eles trazem equilíbrio ao nosso elenco”, afirmou o diretor técnico do Arsenal, o brasileiro Edu Gaspar.

“David é um jogador realmente importante para nós. Ele jogou a maioria das partidas esta temporada e foi importante para o time. Seus passes, sua comunicação com o time dentro e fora de campo. Ele ajuda todo mundo”, analisou ainda o diretor do Arsenal.

“Com Pablo estamos todos decepcionados que ele tenha se machucado contra o Manchester City. Desde que Mikel chegou aqui, ele tem pedido um zagueiro central que fosse canhoto. Nós estamos muito satisfeitos com Pablo, seu comportamento, o modo que ele está treinando, sua mentalidade e sua qualidade. Infelizmente, ele teve essa lesão, mas é claro que estamos felizes por tê-lo aqui para o futuro”, afirmou Edu.

NA TV
Campeonato Inglês: Southampton x Arsenal
Quinta-feira, 25 de junho
Fox Sports (Clique aqui, assine e ganhe 7 dias grátis)