A torcida do Athletico Paranaense já estava resignada com a saída de Renan Lodi. O lateral se transformou em um dos melhores jogadores do time durante os últimos meses e conseguiu deixar sua marca na Arena da Baixada, sobretudo durante a conquista da Copa Sul-Americana. No entanto, se normalmente a dificuldade é enorme para segurar os principais talentos no país, a transferência se tornava ainda mais inevitável ao se considerar o potencial em uma posição tão escassa. Poucos laterais do futebol brasileiro apontaram a um futuro tão promissor durante os últimos anos. E o destino já conhecido do paulista será o Atlético de Madrid. Após o anúncio oficial no último domingo, o camisa 12 foi apresentado nesta terça-feira.

Renan Lodi é um investimento notável do Atleti, mas necessário. Os colchoneros pagarão €20 milhões pelo lateral, um valor que não impressiona nas atuais cifras do mercado – e do próprio mercado do clube. De qualquer maneira, até pela venda recente de Lucas Hernández, o valor soa como uma pechincha. Os rojiblancos necessitavam mesmo de alguém para o setor. Com a saída de Lucas ao Bayern, bem como pela falta de acordo na renovação de Filipe Luís, que acaba sem contrato, o jovem de 21 anos chega já podendo assumir a responsabilidade.

O fardo não deve pesar a Renan Lodi. Destaque do Athletico desde as categorias de base, teve uma adaptação rápida entre os profissionais do clube e também não demorou a se tornar uma das principais alternativas ofensivas dos rubro-negros. É um lateral que exibe o melhor que se espera na posição: tem projeção, faz jogadas de linha de fundo, é inteligente, cria várias chances e contribui à definição. O Furacão sempre soube que tinha uma pérola em mãos, lapidando o garoto desde os 14 anos. Aproveitou seu talento muito bem em 2018, com o título histórico na Copa Sul-Americana. E a classificação aos mata-matas da Libertadores também contou com a participação constante do prodígio.

Há uma lacuna imensa que permanece no Athletico Paranaense. Dificilmente o clube suprirá a ausência de Renan Lodi, não só por sua posição inquestionável na lateral esquerda, mas também pela maneira como participava ativamente do jogo ofensivo do Furacão. Era com o jovem que surgia a melhor válvula de escape aos ataques rubro-negros, algo que fará falta durante a campanha na Libertadores. E os torcedores ainda lamentam por sequer ganharem a chance de se despedir do prata da casa em campo, diante do imbróglio causado pelo Torneio de Toulon que o impediu de atuar nas últimas rodadas do Brasileirão antes da Copa América.

Se a saída não aconteceu da maneira que desejava, a chegada de Renan Lodi ao Atlético de Madrid projeta um caminho aberto. O lateral tende a não sofrer grandes problemas de adaptação no futebol espanhol. Por sua qualidade técnica, pode muito bem se encaixar no estilo de jogo do país. A questão maior será sobre a sua ascensão no próprio Atleti, considerando o padrão tático do time. O brasileiro pode, é claro, dar enorme contribuição às saídas rápidas dos colchoneros. Mas também será bem mais exigido defensivamente por Diego Simeone.

O que talvez seja um ônus no primeiro momento tem ótimas chances de se tornar um bônus olhando a médio e longo prazo. Afinal, há um certo desequilíbrio no estilo de jogo de Renan Lodi, não tão seguro na defesa. Simeone parece mesmo o melhor professor que poderia encontrar para se aprimorar na proteção. Agregando esses atributos a seu jogo, não há dúvidas que pode construir uma longa carreira no Atlético de Madrid. Bola não falta, e o tempo é definitivamente seu amigo, apesar da urgência na reposição.

Mais importante, Renan Lodi se prepara como um candidato às convocações da seleção brasileira. A bem da verdade, não é a venda ao Atlético de Madrid que deveria referendá-lo à Canarinho, merecendo o chamado desde o último semestre. De qualquer maneira, diante do possível ocaso de Filipe Luís, é um talento para se colocar no encalço de Alex Sandro pela posição. A concorrência pode ser ampla, com outros jogadores valorosos no setor. Nenhum deles com o trampolim que os colchoneros podem proporcionar. Entre as opções possíveis, o Atleti é das mais interessantes.