O Borussia Dortmund se mostrou pronto para buscar o tricampeonato na Bundesliga. Os atuais campeões tiveram trabalho, mas mostraram forças suficientes para bater o Werder Bremen na estreia do Campeonato Alemão 2012/13. Com uma boa atuação de Marco Reus e a participação mais que especial de Mario Götze, os aurinegros conseguiram alcançar a vitória por 2 a 1, para festa dos mais de 80 mil presentes no Signal Ilduna Park.

O Dortmund partiu para cima e saiu em vantagem no marcador logo aos 10 minutos, com Marco Reus. Entretanto, o Werder Bremen soube equilibrar a partida na sequência, perdendo um gol feito com Eljero Elia e acertando a trave com Marko Arnautovic. Somente nos 15 minutos finais é que o Dortmund voltou a controle, apostando principalmente na velocidade de suas saídas ao ataque.

Já na volta para a segunda etapa, os aurinegros foram mais objetivos no ataque, mas, apesar das chances de gol criadas, acabaram esbarrando no goleiro Mielitz.  Aproveitando o cansaço dos adversários, o Werder conseguiu empatar com Gebre Selassie. Porém, a entrada de Mario Götze renovou as forças do Dortmund e o garoto se encarregou de marcar o tento da vitória, já nos minutos finais.

Destaque do jogo

Marco Reus. O meia-atacante parece um veterano no time de Jürgen Klopp, a despeito de ter se juntado ao elenco apenas nesta temporada. Escalado na faixa central do campo, Reus se movimentou bastante, finalizando e criando chances de gol para os companheiros. Além disso, o alemão foi o principal alvo das faltas cometidas pelos adversários.

Momento-chave

A entrada de Mario Götze, aos 33 minutos do segundo tempo. Melhor jogador da Bundesliga 2010/11, o meia ainda não recuperou o posto de titular, desde que perdeu boa parte da última temporada por lesão. Entretanto, Götze provou que segue decisivo, precisando de apenas três minutos em campo para decretar a vitória do Dortmund.

Os gols

10’/1T – GOL DO BORUSSIA DORTMUND! Em contra-ataque, Kuba enfia a bola para Reus e a defesa não consegue interceptar. De frente para o gol, o atacante toca no contrapé do goleiro Sebastien Mielitz para guardar.

24’/2T – GOL DO WERDER BREMEN! Em sobra de cobrança de escanteio, Arnautovic recolocou a bola dentro da área e Gebre Selassie subiu livre, na primeira trave, para desviar de cabeça.

37’/2T – GOL DO BORUSSIA DORTMUND! Kuba prepara a jogada pelo lado esquerdo e toca para Lewandowski. O centroavante faz o trabalho de pivô e encontra Götze livre, para tocar na saída de Mielitz.

Ficha técnica

Borussia Dortmund 2×1 Werder Bremen

Local: Signal Iduna Park, em Dortmund (ALE)
Data: 24/ago, sexta-feira
Árbitro: Felix Zwayer (ALE)
Gols: Marco Reus, aos 10’/1T; Theodor Gebre Selassie, aos 24’/2T;Mario Götze, aos 37’/2T.
Cartões amarelos: Sebastian Kehl e Ilkay Gündogan (Borussia Dortmund); Aleksandar Ignjovski e Zlatko Junuzovic (Werder Bremen).

Borussia Dortmund
Roman Weidenfeller, Oliver Kirch (Ivan Perisic, aos 37’/2T), Neven Subotic, Mats Hummels e Marcel Schmelzer; Ilkay Gündogan (Moritz Leitner, aos 26’/2T) e Sebastian Kehl; Jakub Blaszczykoswki, Marco Reus e Kevin Grosskreutz (aos 32’/2T); Robert Lewandowski. Técnico: Jürgen Klopp.

Werder Bremen
Sebastien Mielitz, Theodor Gebre Selassie, Sebastian Prödl, Sokratis Papastathopoulos e Aleksandar Ignjovski (Nils Petersen, aos 21’/2T); Clemens Fritz, Zlatko Junuzovic e Aaron Hunt (Nicklas Füllkrug, aos 42’/2T); Marko Arnautovic, Kevin De Bruyne e Eljero Elia. Técnico: Thomas Schaaf.