Marcelo Bielsa se tornou um treinador respeitadíssimo não tanto por seus resultados. O argentino tem sim grandes conquistas no currículo, mas não é isso que colocou o seu nome entre os melhores do mundo. A ascensão aconteceu mais pelo estilo de jogo, pelos métodos de trabalho e também pelas palavras. Porque poucos conseguem entender tão bem o futebol em sua essência. Algo que se percebe em uma simples conversa com seus jogadores.

LEIA MAIS: A paixão de Bielsa e da torcida fizeram o Marseille viver seu milagre de Natal

O vídeo abaixo foi gravado em um treino do Olympique de Marseille. Bielsa falava com Benjamin Mendy, defensor talentoso de apenas 20 anos. O técnico motivava o garoto sobre a possibilidade de se tornar um dos melhores marcadores do mundo, enfatizando a necessidade de aprender com os mais experientes, como Morel e Fanni. Mas também o conscientizava sobre como o esforço o faria perder em outras áreas. Ter sucesso tira a chance de ser feliz, segundo o treinador.

“Há apenas uma resposta para que tudo o que eu digo lhe deixe no chão. Porque ser o melhor te tira felicidade, horas com a sua mulher, com seus amigos, não te deixa ir a festas, ter diversão. Vocês têm um problema muito grande. Muito, muito grande. Têm dinheiro, mas não têm tempo para aproveitar o dinheiro que têm. O que o dinheiro te dá em termos de felicidade. Isso eu já sei, porque vi uma infinidade de vezes. Se vocês quisessem comprar o tempo, pagariam para poder fazer isso, como pagaria qualquer pessoa. Então, o êxito te tira a possibilidade de ser feliz. Também é uma escolha, também é uma escolha. Mendy sabe que tem 20 anos. Se você escolher que não quer ser o melhor do mundo, qual o problema? Não há nenhum problema nisso. Mas você tem que saber tudo isso”, afirmou Bielsa.

O vídeo está em espanhol, com legendas em francês, mas dá para captar a mensagem: