O Paris Saint-Germain atrai toda a atenção da mídia e, agora, o Paris FC também promete montar um projeto de primeira divisão. Mesmo neste entorno sufocante, o Red Star permanece com um charme próprio na capital francesa. O clube do presidente Jules Rimet (que fundaria a agremiação, anos antes de encabeçar a Fifa) possui muita tradição, incluindo cinco títulos da Copa da França, por mais que não dispute a elite desde 1975. E é essa história que o novo uniforme dos parisienses exalta. Mesmo na terceirona do Campeonato Francês, os alviverdes usarão um manto de primeira.

A camisa é da Adidas, mas o desenho foi realizado pelo coletivo Acid FC. A combinação de cores é bastante bonita, entre o verde escuro e os detalhes na manga. Além disso, há uma marca d’água que faz referência às antiguidades vendidas em feiras de rua de Paris, com vários desenhos diferentes. Uma maneira de recontar a tradição do Red Star. Há imagens relacionadas a Jules Rimet, ao time feminino atual, a jogadores ilustres, à torcida e à região onde está localizado. A trajetória iniciada em 1897 é repassada no tecido.

O lançamento da camisa ainda contará com um projeto social. O Red Star apresentará o novo uniforme em escolas de Saint-Ouen e Saint-Denis, para explicar as ilustrações e contar o contexto histórico. Uma aula sobre identidade e transformação, possível através do futebol. O historiador Pascal Blanchard será o responsável pela iniciativa, junto ao Red Star LAB. “O desafio, o desejo do Red Star: manter sua alma, avançar no horizonte, carregar no alto a bandeira de sua identidade. Uma identidade republicana e humanista, social e popular”, escreve a nota de lançamento.

“Tiramos nossa força e nossa combatividade de nossa história, de nosso DNA, de nosso território. Além da estética, a camisa responde à nossa estratégia de desenvolvimento sobre nosso território, bem como às nossas ações educacionais e sociais. O que vamos fazer no início da temporada é único”, declarou o presidente do Red Star, Patrice Haddad. Será inovador de várias maneiras, e ressalta o envolvimento da agremiação com sua comunidade.