A Irlanda foi brava, empatou a partida logo depois de sofrer o primeiro gol da Polônia e pressionou até o fim, mas o 15° gol de Lewandowski nas últimas seis partidas foi suficiente para classificar os poloneses para a Eurocopa de 2016, com vitória por 2 a 1, e jogar os irlandeses para a repescagem. O prêmio de consolação foi ter sido um dos personagens do melhor jogo do final de semana na Europa.

LEIA MAIS: Parece impossível, mas ele fez: Lewandowski saiu do banco e anotou cinco gols em nove minutos

Porque a partida tinha uma caráter decisivo e foi disputada com intensidade até o último minuto, já que o empate por 2 a 2 favoreceria a Irlanda. As duas seleções estavam empatadas com 18 pontos. Era uma final de campeonato ou um importante jogo eliminatório.

 

E antes dos 15 minutos, as duas torcidas foram à loucura. Piszczek fez boa jogada pela direita, e a bola sobrou para Grosicki, que chutou em cima do goleiro irlandês Randolph. No escanteio, Krychowiak pegou o rebote de fora da área com um arremate preciso no canto. Na saída de bola, pênalti para a Irlanda. Walters cobrou bem e empatou.

Quando a partida parecia caminhar para o intervalo empatada, Lewandowski apareceu dentro da área soltando um míssil de cabeça para fazer 2 a 1, marcou mais um gol na sua fase iluminada, e chegou a 13 nas Eliminatórias da Eurocopa. Juntou-se ao norte-irlandês David Healy como o maior artilheiro da uma única edição da competição.

O tom do segundo tempo foi de pressão irlandesa em cima da Polônia, que se segurou com muita coragem, buscando contra-ataques e faltas para tentar esfriar um pouco a volúpia do adversário. Ainda assim, Richard Keogh teve em sua cabeça a chance de fazer o gol da classificação da Irlanda, após bela jogada de McGeady pela direita, mas a cabeçada foi muito bem defendida por Fabianski, que fez sua melhor intervenção na partida.

No fim, a Irlanda ainda perdeu O’Shea, expulso, e Walters, suspenso, para a primeira partida da repescagem, e torce para dar sorte no sorteio. E a Polônia apenas observa porque já está pesquisando hotéis na França.