O Bolton está de volta à Championship, a segunda divisão da Inglaterra. A conquista do acesso veio neste domingo, com a vitória por 3 a 0 sobre o Peterborough United, pela última rodada da League One, a terceira divisão do país. O triunfo garantiu o segundo lugar do time na tabela com 86 pontos, à frente de Scunthorpe (82) e Fleetwood (82). Bradford (79) e Milwall (73)completam o grupo de quatro times que vão aos playoffs. O campeão da terceirona foi o Sheffield United, que também volta à segunda divisão.

LEIA TAMBÉM: Vitesse faz tremer o De Kuip para comemorar a inédita conquista na Copa da Holanda

A temporada passada do Bolton foi complicada. O clube passava por problemas financeiros graves e a compra do clube só foi efetivada minutos antes de uma audiência que poderia decretar a falência. Dean Holdsworth Ken Anderson assumiram o clube. Isso resolveu o problema momentaneamente, mas vieram novos.

Os dois donos passaram a ter uma disputa pública pelo poder. Acabou com a venda da parte de Holdsworth em março, o que ajudou a estabilizar o clube. Só que o time ainda sofre com o embargo de transferências, imposto em dezembro de 2015. Significa que o clube não pode pagar para contratar ninguém.

Em campo, o time fez uma campanha excelente. Começou com vitórias seguidas nos quatro primeiros jogos que culminou em uma série de sete jogos invicto. A defesa foi o ponto alto do time, sofrendo 36 gols em 46 jogos, uma média de 0,78 gol sofrido por jogo.

O técnico do feito foi Phil Parkinson, que estava no Bradford City, clube que levou da League Two para a League One em 2013. A campanha de 86 pontos, com 25 vitórias, 10 derrotas e 11 empates, com 68 gols a favor e 36 contra. Em 17 jogos, o time não sofreu gols. Em contrapartida, em 11 jogos o time não conseguiu marcar gols. Volta à segunda divisão depois de ficar só um ano na League One.

Queda de nível nos últimos quatro anos

O Bolton foi um time que se acostumou a ficar na Premier League. Esteve na principal divisão do país de 2001/02 a 2011/12, quando foi rebaixado em 18º lugar na tabela. Em 2015/16, em uma campanha terrível e com problemas financeiros graves, acabou rebaixado como 24º colocado, último na tabela.

A retomada do Bolton é um passo importante para o clube retomar o sonho de retornar à Premier League um dia. Será difícil fazer isso no primeiro ano de volta à Championship, mas ao menos já está de volta ao segundo escalão do país. É um começo.

Abaixo, o vídeo dos melhores momentos do jogo do acesso e também a festa da torcida ao acabar o jogo, invadindo o campo.