Real Sociedad e Levante garantem acesso na Espanha

 A Real Sociedade e o Levante garantiram o acesso à primeira divisão espanhola. Neste domingo, as duas equipes venceram seus compromissos pela penúltima rodada da segunda divisão e já não podem ser alcançadas por Hércules e Betis, que brigam pela terceira vaga.

No estádio Anoeta completamente lotado, com mais de 32 mil torcedores, a Real Sociedade derrotou o Celta por 2 a 0 neste domingo. Com o resultado, a equipe volta à primeira após três temporadas no segundo escalão da Espanha. Xabi Prieto e Carlos Bueno marcaram os gols da vitória.

O Levante também fez o dever de casa e, em Valência, bateu o Castellón por 3 a 1. Juanlu, Xisco Muñoz e Javi Guerra marcaram para os Granotes, que volta à primeira divisão depois de dois anos – Tabares descontou para os visitantes.

Com os resultados, a Real Sociedad soma agora 74 pontos, três a mais que o Levante. O Hércules, que fez 2 a 1 no Rayo Vallecano, tem 68 pontos e está empatado com o Betis na pontuação, mas à frente nos critérios de desempate – a equipe de Sevilla ficou no 1 a 1 com o Salamanca, fora de casa. O Cartagena, com 65 pontos, ainda tinha chances de subir, mas foi derrotado pelo Recreativo por 1 a 0.

Na última rodada o Hércules viaja até Irún, onde enfrenta o Real Unión, que precisa da vitória e uma combinação de resultados para fugir do rebaixamento. Já o Betis recebe o Levante.

O Castellón já está rebaixado. Além do Real Unión, Cádiz e Las Palmas também tentam deixar a zona de descenso no último jogo – Gimnástic (51), Girona (51), Rayo (50), Huesca (49), Albacete (49), Salamanca (49) e Murcia (49) ainda estão ameaçados.