Atual campeão espanhol, o Real Madrid fez sua estreia na nova temporada de La Liga neste domingo (20), contra a Real Sociedad, que já havia empatado o seu jogo de abertura. O duelo teve algumas histórias interessantes, como o reencontro de Martin Odegaard com o clube pelo qual brilhou na temporada passada, e o retorno de David Silva ao futebol espanhol depois de mais de dez anos, como reforço do time basco. O jogo, em si, não teve tantas emoções e terminou em um empate sem gols.

Ao longo da partida, o Real Madrid teve o domínio das ações, controlando a posse de bola e tendo o maior número de chances. Mas quantidade não é qualidade, e foi a Real Sociedad quem levou mais perigo quando esteve no ataque.

Zidane armou sua equipe em um 4-2-3-1, com Modric e Kroos como dupla pelo meio, Rodrygo e Vinícius Júnior atuando pelas pontas e Martin Odegaard como meia central ofensivo, atrás de Benzema. Fato curioso, o norueguês fez neste domingo apenas a sua segunda partida em La Liga com a camisa do Real. A primeira aconteceu há mais de cinco anos, em maio de 2015, quando o meia entrou no lugar de Cristiano Ronaldo em jogo contra o Getafe.

Quis o calendário que a volta de Odegaard ao Real Madrid acontecesse justamente contra a Real Sociedad, em San Sebastián, onde o jogador foi um dos destaques de La Liga na temporada passada. Zidane optou pelo meia de criação em vez de Casemiro, que ficou no banco e só entrou mais tarde. Odegaard fez uma “reestreia” sem pontos negativos, mas também sem grande destaque individual.

Especialmente no primeiro tempo, o Real Madrid, além de dominar a posse, se plantava no campo da Real Sociedad, movimentando-se bem e com boas combinações entre seus jogadores. Entretanto, pecou muito no toque final, seja ele um passe ou a finalização. A Real Sociedad, com boa atuação da dupla de zaga formada por Elustondo e Le Normand, criou uma barreira à frente do gol de Álex Remiro, bloqueando ao longo de toda a partida sete chutes dos Merengues.

Rodrygo e Vinícius Júnior, jogadores criativos e habilidosos, poderiam ter oferecido mais ao Real Madrid pelas pontas, mas não tiveram jogo digno de nota. Benzema e Kroos foram os que tiveram as melhores oportunidades do Real Madrid, em chutes de fora da área no segundo tempo, mas não passaram de Remiro.

A Real Sociedad, em lances no fim do primeiro tempo e no início do segundo, teve as chances mais próximas de gol do duelo. Aos 43 minutos da primeira etapa, Oyarzabal deu belo passe para Isak, que chegou em posição ideal para finalizar, em diagonal. Entretanto, Courtois se atirou à bola e fez linda defesa. Na sequência da jogada, depois de rodar ao redor da área madridista, a bola voltou a Isak, que bateu com curva, rente à trave esquerda.

Já aos dois minutos do segundo tempo, Oyarzabal foi mais uma vez garçom, tocando em diagonal para Barrenetxea. O garoto, de apenas 18 anos, chegou batendo de primeira, dentro da área, e a bola foi perto do alvo, mas saiu cruzada à esquerda do gol de Courtois.

A tão esperada estreia de David Silva, ex-Manchester City, aconteceu aos 18 minutos do segundo tempo. O meia entrou no lugar de Isak, assumindo a posição de meia de criação e empurrando Oyarzabal para o posto mais avançado. Em uma boa trama já no fim da partida, Silva teve sua chance de marcar, mas o chute, que parecia ter direção, foi travado pela defesa do Real Madrid.

Em seus melhores momentos em 2019/20, a equipe de Imanol Alguacil se destacou por seu jogo ofensivo, mas neste domingo o brilho foi mesmo para o seu trabalho na defesa. Contra uma equipe pior postada atrás, o Real Madrid poderia facilmente ter transformado seu domínio na primeira etapa em gols e ganhado impulso para uma boa vitória. Mas a Real Sociedad foi um adversário formidável, complicou a vida do time de Zidane e poderia ainda ter deixado a Reale Arena com uma vitória.

A falta de capricho do Real Madrid na definição de suas jogadas será algo que Zidane deverá trabalhar na preparação para o segundo jogo no campeonato, contra o Betis, no próximo sábado (26). De qualquer forma, em um período entre temporadas tão atípico quanto este, o desempenho deste domingo não deve ser motivo para grande preocupação ou exageros na análise.

Classements proposés par SofaScore LiveScore