Das nove rodadas finais de La Liga, o confronto deste domingo (22) contra a Real Sociedad, em San Sebastián, talvez fosse o mais complicado para o Real Madrid em sua briga pelo título. Como esperado, o duelo foi duro, mas os merengues saíram vencedores, com triunfo por 2 a 1, boa atuação de Vinícius Júnior e mais um jogo decisivo de Karim Benzema. Ainda assim, muita gente verá a partida sob as lentes de uma arbitragem controversa.

Com as duas equipes basicamente igualadas na posse de bola e no número de finalizações, o Real Madrid foi quem mais criou chances de perigo e chutes a gol. No primeiro tempo, Vinícius Júnior foi dos mais incisivos no ataque. Logo aos dois minutos, finalizou por cima do gol, completando boa trama do Real pela direita. Benzema, aos 33 minutos, chutou forte, para boa defesa de Remiro.

Em boa jogada individual aos 42 minutos, Vinícius Júnior recebeu virada de jogo junto à lateral esquerda, limpou seu caminho até o meio da área driblando dois adversários e chutou para outra defesa do goleiro da Real Sociedad. No início do segundo tempo, o brasileiro elevaria sua influência.

Aos três minutos da etapa final, Vinícius tabelou com Marcelo, driblou dois adversários e, já dentro da pequena área, na hora da finalização, foi tocado de leve por Llorente. O árbitro entendeu que houve a falta, e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Sergio Ramos converteu para abrir o placar.

Imanol Alguacil decidiu mexer em sua equipe e tirou Oyarzabal para colocar Januzaj, aos 15 do segundo tempo. O belga seria protagonista de mais um lance polêmico na partida.

Aos 22 minutos, Januzaj bateu forte da intermediária, no canto direito de Courtois e balançou as redes do Real Madrid. Entretanto, o árbitro entendeu que Mikel Merino, em posição de impedimento e à frente do goleiro belga, teria prejudicado a visão do arqueiro, e o gol foi anulado, para muita reclamação dos bascos.

Dois minutos mais tarde, Valverde fez grande jogada pela direita para se livrar da marcação e cruzar para Benzema. O francês ajeitou com a região entre o ombro e o braço, em lance difícil de distinguir, e fuzilou a meta de Remiro, fazendo o 2 a 0. A revisão do VAR, por fim, confirmou o gol.

Buscando evitar o terceiro tropeço em três jogos desde o reinício de La Liga, a Real Sociedad se lançou ao ataque e conseguiu diminuir com Merino aos 38 minutos, em chute forte que carimbou o travessão antes de descer e tocar o gramado e a rede. No entanto, a reação não passou disso, e os madridistas saíram com a vitória.

Classements proposés par SofaScore LiveScore

A situação da Real Sociedad se complica a cada rodada desde a retomada do Campeonato Espanhol. Antes dona de uma das melhores campanhas da liga, ocupando o quarto lugar e apresentando talvez o futebol mais vistoso no país até então, a equipe de San Sebastián empatou seu primeiro jogo por 1 a 1 com o Osasuna, perdeu o segundo por 2 a 0 para o Alavés e agora cai diante do Real Madrid. Atualmente, já está na sexta colocação, a cinco pontos do Sevilla, quarto colocado. Por essas circunstâncias e pelas polêmicas de arbitragem da noite, deixa a Reale Arena com um gosto especialmente amargo na boca.

O Real Madrid, que nada tem a ver com isso, igualou os mesmos 65 pontos do Barcelona e tomou a liderança por vantagem no confronto direto. Desde o fim da 27ª rodada, a última antes da paralisação do campeonato, era o Barça quem liderava a competição.

Como apontou o próprio zagueiro Piqué, os merengues hoje parecem em melhor forma para chegar à rodada final com a dianteira na briga pelo título. Tanto em questão de resultado como de desempenho, se mostram um passo à frente do Barcelona e prontos para levar o troféu depois de dois anos de domínio doméstico do rival.