Real e PSG na Champions, Copa do Brasil e brasileiros na Sul-Americana são destaques da semana na TV

A semana é cheia de jogos e trazemos os principais para você acompanhar. Confira também a programação de TV

Normalmente, preparamos o roteiro com os melhores jogos da rodada apenas aos finais de semana, quando uma série de campeonatos nacionais europeus estão rolando e grandes confrontos entre os melhores jogadores do mundo acontecem. Entretanto, este meio de semana de futebol está tão bom que não poderíamos deixar de trazer para você um pequeno guia das melhores histórias para ficar de olho entre terça e quinta-feira.

VEJA TAMBÉM: PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA

A Champions League chega à sua 3ª rodada da fase de grupos, e tem time já com jogo de vida ou morte na competição. O Arsenal enfrentará um antigo oponente indigesto, o Bayern, mas depois de perder as duas primeiras partidas para as equipes teoricamente mais fracas do grupo, precisa pensar apenas na vitória sobre os bávaros no Emirates.

O futebol da América do Sul também é destaque, com os jogos de ida da Copa do Brasil e o início do épico em potencial entre River Plate e Chapecoense (te cuida, River). Abrimos espaço até para a Liga Europa, que tem um confronto interessante em sua fase de grupos. Sem perder mais tempo, vamos aos melhores jogos desta semana.

LEIA TAMBÉM: Palomino: “Concorrentes novos inflacionam os direitos de transmissão, mas isso nunca dura muito”

O jogão

Paris Saint-Germain x Real Madrid
Quarta-feira, 16h45 (Band, EI Maxx e Globoesporte.com)

Líderes da chave, defesas ainda não vazadas e uma série de jogadores ofensivos capazes de definir uma partida em apenas um lance. Paris Saint-Germain e Real Madrid fazem pela terceira rodada da fase de grupos da Champions o primeiro de dois duelos promissores, em que uma das duas equipes perderá a campanha 100% que sustenta até aqui. Malmö e Shakhtar Donetsk não foram páreos para a dupla, então o primeiro grande teste de espanhóis e franceses será o encontro entre os dois no Parque dos Príncipes mesmo.

O PSG aposta na boa fase de Ibrahimovic, que fez seis gols nos últimos quatro jogos da Ligue 1, e na vontade de Di María de mostrar serviço contra o ex-clube. Já o Real Madrid conta com o sempre letal Cristiano Ronaldo, que no fim de semana ultrapassou Raúl e se tornou o maior artilheiro da história do clube, com 324 gols. Se nenhuma das duas defesas foi vazada até agora na Liga dos Campeões 2015/16, será difícil isso se manter.

O clássico

São Paulo x Santos
Quarta-feira, 22h (Globo, Band e Sportv 2)

Após demitir Osório, o São Paulo acertou a contratação de Doriva para o comando técnico da equipe. Segundo apurou o Globo Esporte, um dos motivos principais para o acerto com o técnico da Ponte Preta foi o “bom histórico” contra o Santos, adversário do Tricolor na semifinal da Copa do Brasil. A pressão por um resultado, portanto, é muito grande do lado do time do Morumbi, que ainda não venceu sob o comando do novo treinador: em dois jogos, uma derrota e um empate.

O Santos vive momento melhor que o do rival. Apesar da reconstrução pela qual passou o time no início do ano, o DNA ofensivo foi mantido, e uma série de jogadores tem se destacado individualmente, com destaque para Lucas Lima e Ricardo Oliveira. No início do ano, com gols do atacante e de Geuvânio, o Peixe despachou o São Paulo na semifinal do Paulistão; já no mês passado, passeou contra o rival: 3 a 0 na Vila Belmiro. Mas mesmo o retrospecto positivo não garante uma classificação fácil, afinal a Copa do Brasil é o único título relevante que falta ao Tricolor. O jogo no Morumbi é, portanto, vital para os comandados de Doriva.

O brasileiro

Willian
Dynamo Kiev x Chelsea
Terça-feira, 16h45 (EI Plus)

Willian vive o seu melhor momento no Chelsea desde a chegada a Londres, em 2013. Diante da má fase do craque do time, Hazard, e da sequência de atuações ruins do conterrâneo Oscar, virou a principal arma ofensiva de um time que ainda tenta retomar o futebol da temporada passada que lhe rendeu o título da Premier League. Na Champions, a vida dos Blues também não está tão fácil, e a equipe é apenas o terceiro colocado de uma chave que tem Porto e Dynamo Kiev nas primeiras colocações.

Com quatro gols e uma assistência nos últimos cinco jogos do clube, o brasileiro será essencial no setor ofensivo do Chelsea para o time buscar o triunfo que pode colocá-lo na ponta da tabela ao fim da rodada. Uma derrota, no entanto, poderá significar ainda mais dor de cabeça, já que pode aumentar a distância dos Blues para os líderes em quatro pontos, restando duas rodadas na fase de grupos.

VEJA TAMBÉM: Desbrave a Europa neste mapa interativo com todos os times da história da Champions

O cara

Dudu
Fluminense x Palmeiras
Quarta-feira, 22h (Globo, Band, Sportv, ESPN Brasil e Fox Sports)

Dudu contra o Inter (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Dudu contra o Inter (Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

A suspensão no Campeonato Brasileiro passou, e Dudu voltou melhor do que nunca ao Palmeiras. A sequência de jogos parece lhe ter feito bem, e o camisa 7 está mais regular do que em qualquer outro momento de sua passagem pelo Alviverde que começou no início deste ano. A capacidade de conferir dinamismo ao ataque palmeirense como nenhum outro jogador do elenco foi mantida, mas acrescida por uma maior participação direta nos gols da equipe, depois da mudança para uma posição mais central.

Nos últimos oito jogos pelo Brasileirão, por exemplo, balançou a rede cinco vezes. E é com esse tipo de protagonismo que Dudu vai para o duelo contra o Fluminense, no Rio, como uma das maiores ameaças ao gol de Diego Cavalieri. Forte em sua arena, o Palmeiras conta com o talento de seu camisa 7 para conseguir um resultado positivo fora de casa, na ida, o que o deixaria em situação relativamente confortável.

Fique de olho

Fenerbahçe x Ajax
Quinta-feira, 17h (Fox Sports 2)

Fenerbahçe e Ajax não começaram bem a fase de grupos da Liga Europa, então o confronto direto entre os primeiros colocados da chave, Molde e Celtic, é uma ótima oportunidade para um dos dois se colocar na briga por uma das vagas para o mata-mata da competição. Em suas competições nacionais, ambos fazem boas campanhas, e é isso que torna o duelo entre as equipes o mais interessante desta 3ª rodada da Liga Europa.

Na Turquia, o Fenerbahçe é o terceiro colocado, com 17 pontos, mesma pontuação do segundo colocado Galatasaray e apenas dois pontos atrás do líder Besiktas. Van Persie, que começou sua passagem pelo Fener irregular, anotou um golaço de falta no fim de semana e retomou um pouco da confiança perdida. Jogando em seu país, tentará reaver um pouco da reputação também perdida na queda da Holanda nas Eliminatórias da Eurocopa 2016.

Já o Ajax lidera a Eredivisie, com 22 pontos de 27 possíveis. O maior destaque da equipe é El Ghazi. O atacante de apenas 20 anos tem oito gols em nove partidas, o último deles uma pintura anotada neste final de semana, na vitória por 2 a 0 sobre o Heracles. Tanto o Fenerbahçe quanto o Ajax ainda não venceram na Liga Europa, e a motivação deverá ser grande para que isso acabe para um dos times nesta quinta.

Manchester City x Sevilla
Quarta-feira, 16h45 (EI Maxx 2)

O Manchester City recuperou-se da derrota em casa para a Juventus na rodada de abertura da Champions League com um triunfo sobre o Borussia Mönchengladbach, na Alemanha, na segunda partida. Mas o resultado não garantiu o alívio em uma chave tão difícil. Nesta quarta-feira, o adversário é o duro Sevilla, atual campeão da Liga Europa e que quase aprontou para cima do Barcelona na Supercopa da Europa,  no início da temporada.

Os dois times têm três pontos, mas pelo saldo de gols o Sevilla aparece à frente, na segunda colocação, atrás da líder Juventus, com seis pontos. Contra um time do porte dos Rojiblancos, o City precisará fazer valer a força de se jogar em casa e driblar os problemas de escalação (Agüero e Silva,contundidos, provavelmente não poderão jogar). Para sua sorte, Sterling e De Bruyne mostraram no fim de semana, durante a goleada por 5 a 1 sobre o Bournemouth, que podem ser protagonistas, além de Bony, que voltou a demonstrar seu faro de gols, marcando duas vezes. Com o bom início da Juve, a impressão de que só uma vaga está em jogo pode aumentar após esta rodada, já que os italianos pegam o Mönchengladbach, que só perdeu. O duelo no Etihad pode ser, portanto, uma decisão antecipada.

Bayer Leverkusen x Roma
Terça-feira, 16h45 (EI Plus)

Depois de um empate em 1 a 1 com o atual campeão Barcelona na abertura da fase de grupos da Champions League, a Roma voltou a decepcionar como sempre, dando aquela “romada” contra o Bate Borisov e perdendo por 3 a 2 para os grandes campeões bielorrussos na segunda rodada. Agora, precisa de uma vitória para iniciar uma recuperação e sair da lanterna da chave. Ainda há tempo para salvação, já que apenas três pontos a separam do líder Barça. Além disso, a sequência na Serie A pode dar ânimo ao time na competição europeia.

No Italiano, os Giallorossi emplacaram uma sequência de três vitórias e 12 gols marcados nos últimos três jogos. Um adversário mais simples seria bem-vindo pela Roma, mas os italianos precisarão dar um jeito de passar por cima do Bayer Leverkusen mesmo, na Alemanha. O bom momento de Pjanic e Salah é a maior aposta da equipe de Rudi Garcia.

O reencontro

Arsenal x Bayern de Munique
Terça-feira, 16h45 (EI Maxx 2)

Götze e Cazorla disputam bola (AP Photo/Alastair Grant)
Götze e Cazorla disputam bola (AP Photo/Alastair Grant)

O Arsenal ainda busca seu primeiro título na Champions League. Vários fatores tiveram seu papel para manter os Gunners ainda fora da lista de campeões europeus, entre eles o azar, que em duas das últimas três temporadas se materializou na presença do Bayern de Munique no caminho dos londrinos.

Nas oitavas de final das Ligas dos Campeões de 2012/13 e 2013/14, o time de Wenger encontrou os bávaros nas oitavas de final e acabou sucumbindo. Desta vez, enfrenta os alemães ainda na fase de grupos, junto de duas equipes mais fracas, mas o próprio time deu um jeito de transformar os duelos contra o carrasco em decisões. Conseguindo perder para Dínamo Zagreb e Olympiacos nas duas primeiras rodadas,  os resultados positivos nas próximas duas rodadas, contra o Bayern, serão vitais para a equipe avançar às oitavas.

Vale uma zapeada

River Plate x Chapecoense
Quarta-feira, 22h (Sportv 3 e Fox Sports 2)

A Chapecoense eliminou o tradicional Libertad, nos pênaltis, na Arena Condá, para garantir sua vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Nas últimas três rodadas do Brasileirão, goleou o Palmeiras por 5 a 1 e conseguiu uma virada marcante sobre o Grêmio, terceiro melhor colocado do Brasileirão,  na casa do adversário, após chegar a perder por 2 a 0.

Só em um momento mágico poderíamos imaginar a equipe promovida pela primeira vez à primeira divisão do Campeonato Brasileiro neste ano conseguindo encarar de frente o River Plate, atual campeão de tudo na América do Sul. E o momento da Chape é mágico. Então te cuida, River, que Bruno Rangel pode estar com sede de gol nesta quarta.

Passe longe

Dinamo Zagreb x Olympiacos
Terça-feira, 16h45 (EI Plus)

Com tantos jogos disponíveis na plataforma do Esporte Interativo, não é possível que você escolha este duelo. Provavelmente, os únicos interessados no duelo, além dos torcedores de ambas as equipes, claro, são os torcedores do Arsenal, que conseguiu perder para os dois times e agora precisa de dois bons resultados contra ninguém menos que o Bayern de Munique para não se complicar ainda mais na chave da qual é o lanterna.

E tem mais!

Veja a programação de TV COMPLETA para todos os jogos transmitidos nesta terça, quarta e quinta