A apresentação de Robinho pelo Real Madrid, nesta sexta-feira, foi a cereja no topo do bolo na véspera do início da Liga Espanhola. O ex-santista foi o principal investimento dos merengues para tentar impedir o Barcelona de conquistar o bicampeonato.

Robinho chega com status de craque e, mesmo que implicitamente, tem por obrigação ser a versão madridista de Ronaldinho, grande nome da última temporada, quando foi eleito o melhor jogador do mundo.

Chega a ser quase um pleonasmo dizer que Barcelona e Real Madrid polarizarão a luta pelo título, mas não é exagero dizer que ao menos três ou quatro clubes investiram pesado para seguir de perto os dois rivais.

Principalmente o Atlético de Madrid, que trouxe Carlos Bianchi e uma trupe de argentinos. Além dos Colchoneros, merece destaque o Valencia, que perdeu a vaga na Copa Uefa na final da Intertoto e agora terá de dedicar-se exclusivamente ao campeonato espanhol. Os Ches também trouxeram reforços importantes, como o lateral Miguel, o atacante Kluivert e o meia Edu, que por conta de uma contusão só volta a jogar em seis meses.

Mais por fora ainda correm Villarreal e Deportivo. O Submarino Amarillo manteve a boa base da última temporada, confirmou a permanência de Riquelme e contratou reforços para as posições mais carentes: a lateral-direita (Kromkamp), o meio-campo defensivo (Tacchinardi).

O Barcelona abre sua defesa do título contra o Alavés com a moral de ter conquistado a Supercopa espanhola, mas cheio de problemas defensivos. O Real Madrid vai a Cádiz no domingo com a expectativa da possível estréia de Robinho ou não.

Jogos da primeira rodada

Sábado, 27/agosto
Alavés x Barcelona
Valencia x Betis
Athletic Bilbao x Real Sociedad

Domingo, 28/agosto
Sevilla x Racing Santander
Cádiz x Real Madrid
Celta x Málaga
Espanyol x Getafe
Mallorca x Deportivo La Coruña
Osasuna x Villarreal
Atlético de Madrid x Zaragoza

Na TV

Sábado, 27/agosto
15:00 – Alavés x Barcelona (ESPN Internacional)
17:00 – Valencia x Betis (Bandeirantes e ESPN Internacional)

Domingo, 28/agosto
14:00 – Sevilla x Racing Santander (Bandeirantes, ESPN Brasil)
14:00 – Osasuna x Villarreal (ESPN Internacional)
16:00 – Cádiz x Real Madrid (ESPN Brasil)