A vitória do Arsenal sobre o Norwich teve Olivier Giroud participando de dois gols, Mesut Özil marcando dois e mais uma boa partida de Jack Wilshere, que também fez o seu. O grande destaque, no entanto, foi mais uma vez Aaron Ramsey. O galês entrou no decorrer do primeiro tempo no lugar de Mathieu Flamini e mostrou que não precisa sequer de 90 minutos para ratificar que esta é a sua temporada de redenção.

Arsène Wenger levou em conta a grande sequência de jogos que Ramsey vinha fazendo e seu histórico de lesões e iniciou a partida com o galês no banco de reservas. Aos 37 do primeiro tempo, porém, o treinador não teve escolha a não ser colocar o jogador em campo, após Flamini sofrer dividida perigosa e ter de deixar o gramado. A mudança, no entanto, não acarretou em algum problema muscular para Ramsey, e o atleta ainda fez uma de suas melhores partidas pelo Arsenal neste início de temporada.

Mapa de calor Ramsey v Norwich

Como você pode observar no mapa de calor acima, que mostra as áreas em que Ramsey mais atuou, o jogador se distribuiu bem pelo campo todo, e isso explica parte dos motivos de ele estar envolvido nas principais jogadas de ataque do time. Não apenas a movimentação do galês foi boa. Sua precisão nos passes fez com que sua essa movimentação acarretasse na boa distribuição da bola pelo time do Arsenal. Ao todo, Ramsey acertou 51 dos 57 passes que tentou, representando um aproveitamento de 89%.

O meio-campista foi bem também nas finalizações, sendo responsável por quatro das 20 que fizeram os Gunners. Duas delas, de média distância, levaram perigo ao gol de John Ruddy. Em uma delas, no entanto, o goleiro não teve o que fazer. Ramsey fez linda jogada individual, tirando toda a defesa do Norwich para dançar com dois cortes e finalizando com precisão, da entrada da pequena área. Além da jogada do gol, o galês ainda deu uma assistência e teve alguns momentos de plasticidade com a bola nos pés, o que evidenciou o quão confortável o melhor jogador da Premier League em setembro está se sentindo nesta temporada.

Finalizações de Ramsey contra o Norwich
Finalizações de Ramsey contra o Norwich

Ramsey foi apenas o maior destaque de uma partida que teve vários personagens importantes individualmente. Quem tem a ganhar com isso é o Arsenal. O time joga um futebol vistoso, digno de ser qualificado como um dos melhores da Europa neste início de temporada. A liderança isolada do Campeonato Inglês e os bons números de seus atletas não estão aí à toa. Após tantos anos, o time parece realmente pronto para brigar por um título. Se depender do talento de Ramsey e seus companheiros, isso seguirá até o fim da temporada.