Rafael Alcântara foi convocado pela primeira vez para as seleções brasileiras de base. O meia-atacante foi listado por Ney Franco e disputará a 12ª Copa Mediterrâneo, torneio que acontece entre os dias três e oito de abril, em Barcelona.

Filho de Mazinho e irmão de Thiago Alcântara, Rafael foi formado nas categorias de base do Barcelona. O jogador de 19 anos é titular do Barça B na disputa da segunda divisão do Campeonato Espanhol. Em novembro, no entanto, recebeu sua primeira oportunidade com Pep Guardiola, em partida pela Copa do Rei. No mês seguinte, fez sua estreia na Liga dos Campeões, na última rodada da fase de grupos contra o BATE Borisov.

Antes de ser chamado para a seleção brasileira, Rafael já tinha atuado pelas seleções espanholas sub-17 e sub-19. No fim de 2011, Ney Franco manifestou seu interesse em contar com os serviços do jogador, após Thiago optar pela cidadania espanhola. “Liguei para Mazinho e conversei sobre o Rafael, jogador do Barcelona, sondando qual é o posicionamento dele para que possamos realmente contar com melhores /93 para o próximo ano”, declarou o treinador, em entrevista ao site Olheiros.net.

Confira a lista completa dos convocados:

Goleiros: Mateus Caldeira (Corinthians) e Victor Brasil (Coritiba);

Defensores: Antônio Carlos (Corinthians), Gustavo Henrique (Santos), Luiz Eduardo (São Paulo), Wallace (Fluminense), Denner (Corinthians) e Claudio Winck (São Paulo);

Meio-campistas: Lucas Silva (Cruzeiro), João Felipe (São Paulo), Misael (Grêmio), Thomaz (Flamengo), Rafael Alcântara (Barcelona-ESP) e Cidinho (Botafogo);

Atacantes: Marcos Junio (Fluminense), Taiberson (Atlético-PR) e Ademílson (São Paulo);