Football Manager é um dos jogos mais incríveis de futebol que existe. É um simulador bastante realista e que traz um tipo de jogo muito diferente do que vemos nos famosos FIFA e PES, com a possibilidade de ser o técnico do time, gerenciar contratações de jogadores e até mesmo contratar a comissão técnica e diretor de futebol do clube. Muitos já conhecem e jogam e nós, como apaixonados pelo jogo como somos, resolvemos tirar algumas dúvidas comuns que surgem em nossos leitores: como personalizar para ter todos os escudos oficiais, logos das competições, fotos dos jogadores e atualizações com as últimas transferências.

O desafio é mais fora de campo e durante o jogo a sua influência se limita a ter preparado e treinado bem o time, montado um bom esquema, usar bem seus jogadores e, claro, fazer as alterações e dar as instruções para o time. Tudo isso é bem legal e, nós alertamos, muito viciante. Fica ainda melhor se os escudos dos times estiverem de acordo com a realidade, assim como poder ver o rosto dos jogadores, além de poder jogar com o seu time com as últimas contratações.

Alguns se preocupam se isso é pirataria, mas podem ficar tranquilos. A personalização do jogo é não só permitida como incentivada pela Sports Interactive. Tanto que a própria empresa vende o editor, caso você queira personalizar o jogo – e é assim que a comunidade de fãs de FM atualiza as transferências, cria novas ligas (como liga da União Europeia, ou uma liga das Américas, ou mesmo ligas juntando vários países). A parte gráfica também é importante e por isso mostraremos a seguir como fazer.

Atualização de transferências

Uma das coisas mais legais para se fazer no FM é atualizar os times que vem no jogo. O lançamento foi em novembro, então muita coisa mudou até aqui. O tempo todo tem gente atualizando o jogo nas diversas comunidades de FM por aí. Vamos aqui mostrar algumas.

Brasil Mundial UP

Esta é uma das mais famosas atualizações para quem quer jogar no Brasil. Ele cria a Série D, que não existe por padrão no jogo, mas vai muito além disso. Cria também diversas competições no Brasil que não existem no jogo original, como por exemplo uma divisão nacional regionalizada, uma espécie de quinta divisão, que permite que você jogue com os times pequenos.

Isso além de criar competições como a Copa do Nordeste, Copa Sul-Minas-Rio, Copa Verde, Copas estaduais diversas, segundas, terceiras e às vezes até quartas divisões dos estados. E ainda cria competições da base, sub-17, sub-20, até a famosa Copa São Paulo de Futebol Júnior. Uma atualização bem completa para quem gosta de jogar no Brasil.

Para quem quiser, é só acessar o tópico dessa atualização no FManager Brasil. Lá você terá não só o link para o arquivo de download, como todas as instruções para fazer isso. Você pode baixar diretamente o Brasil Mundial UP (atualizado até o dia 21/01/2016) neste link.

Feito o download, siga as instruções dadas pelo próprio criador: Colocar o arquivo .FMF na pasta (editor data) que fica emdocumentos / Sports Interactive / Football Manager 2016 / editor data,
e depois selecioná-lo antes de criar o Save.

Quando for iniciar o jogo, você terá que escolher a base de dados. Escolha “personalizar” e selecione esta atualização entre as que aparecerão. Comece e o jogo e pronto.

Atualização mundial da Sortitoutsi

Uma das melhores atualizações que existem. É colaborativa, como a maioria das atualizações que existem. São milhares de atualizações em times do mundo todo, incluindo América do Sul. É atualizada com muita frequência, ou seja: quando você baixar, é bem provável que a versão tenha poucos dias.  Clique aqui para ir para a página da atualização e clique em download.

Atualização brasileira do Clube Manager

Outra atualização para quem joga no Brasil é a do Clube Manager, outro site que trata do Football Manager. Nesta atualização, colocada no FM Scout, é criada a Série D e todas as competições regionais que não estão no jogo, como Copa do Nordeste, Copas estaduais e competições das categorias de base. Uma atualização bastante completa para quem gosta de jogar no Brasil. Clique aqui  e baixe.

Depois de baixar, você vai colocar o arquivo na seguinte pasta:

\Documentos\Sports Interactive\Football Manager 2016\editor data\

Se a pasta editor data não existir, crie.

ATENÇÃO!

Nunca jogue com duas atualizações de um mesmo país ativas, por exemplo, a atualização Brasil Mundial UP e a do Clube Manager, ambas mostradas aqui. As duas são atualizadas especificamente para o Brasil e podem entrar em conflito. Escolha uma das duas e, quando for iniciar o jogo e clicar em personalizar a base de dados, deixe só uma delas marcadas como ativas. Quando a atualização é de outros países, como essa do futebol mundial da Sortitoutsi, não há problema em manter ativa.

Os escudos dos clubes

Há vários lugares com pacotes de atualização de escudos nos diversos sites de FM. Um dos melhores, que nós recomendamos, é o do FM Scout, que traz um megapack de logos. Como diz o próprio site, esta atualização traz cerca de 31 mil logos de clubes, competições ao redor do mundo e até de seleções nacionais. Isso inclui, por exemplo, o Campeonato Brasileiro, além de muitos e muitos clubes brasileiros.

No link de Megapack que colocamos acima, você encontrará três arquivos: Europa, Resto do Mundo + Competições e uma atualização.

Depois de fazer o donwload do arquivo, que estão em formato compactado (.zip ou .rar), você deve extraí-los para a seguinte pasta no seu computador:

\Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016\graphics\logos\

Se as pastas “graphics” e “logos” não existirem, crie.

Feito isso, inicie o jogo. Vá em Preferências e depois em Interface. Desmarque a caixa “Usar cache para diminuir o tempo de carregamento das páginas” e marque “Recarregar Skin quando confirmar alterações em preferências”. Confirme. O jogo irá recarregar toda a parte gráfica e os logos estarão lá.

Rostos dos jogadores

Para ter os rostos dos jogadores, o processo é parecido. Você precisará baixar um pacote com essa atualização e adicionar manualmente. O que nós recomendamos é do site Sortitoutsi, que tem um excelente megapack de rostos de jogadores. São vários os pacotes, de vários estilos (alguns até parecidos com figurinhas), mas o melhor, e mais amplo, é o Cut Out Faces Megapack. São mais de 155 mil rostos de jogadores incluído nesse pacotão aí e são do estilo mais simples.

Se você nunca baixou um pacote desse, se prepare porque é um download pesado: 7,55 GB. Garantimos que vale a pena, porque o jogo fica muito mais interessante vendo os jogadores, até por reconhecer muitos que estão espalhados pelo mundo.

Depois de baixar esse pacotão, você vai extrair a pasta compactada dentro de Documentos/Sports Interactive/Football Manager 2016/graphics. Se a pasta não existir, crie.

Feito isso, inicie o jogo. Vá em Preferências e depois em Interface. Desmarque a caixa “Usar cache para diminuir o tempo de carregamento das páginas” e marque “Recarregar Skin quando confirmar alterações em preferências”. Confirme. O jogo irá recarregar toda a parte gráfica e os logos estarão lá.

Uniformes

Sim, é possível até mesmo baixar os uniformes dos times. Se você quer também ter essa personalização, aí vai um jeito de fazer isso.

Um bom pacote de uniformes é o que está no Sortistoutsi, chamado de Standard Kits, justamente por ser o padrão do jogo. Como nos escudos e nos rostos, há vários estilos e você pode navegar por esses sites vendo outros.

Baixe e extraia o conteúdo em: Documentos/Sports Interactive/Football Manager 2016/graphics/kits. Se a pasta kits não existir, crie.

Feito isso, inicie o jogo. Vá em Preferências e depois em Interface. Desmarque a caixa “Usar cache para diminuir o tempo de carregamento das páginas” e marque “Recarregar Skin quando confirmar alterações em preferências”. Confirme. O jogo irá recarregar toda a parte gráfica e os logos estarão lá.

Para quem quiser mais…

Football Manager tem muitos detalhes que podem ser atualizados. Vamos fazer mais posts para mostrar como fazer isso, mas se você quiser explorar as possibilidades, recomendamos entrar no que os sites chamam de Essentials. É possível atualizar uma questão de licença da seleção alemã (que no jogo é composta só de jogadores amadores), atualizar os nomes das competições (a Champions League, por exemplo, vem com outro nome no jogo) e muito mais.

Se tiver uma sugestão do que você quer ver aqui sobre Football Manager, deixe nos comentários. Queremos saber o que mais vocês querem saber do jogo.