A rivalidade entre Real Madrid e Barcelona muitas vezes é tida como a maior do mundo. Talvez não seja em relação às manifestações de ódio entre eles, mas provavelmente é em relação à relevância das equipes e da importância que os duelos têm. Mas, nesse clássico que domina as atenções na Espanha, quem tem mais torcida? Bem, o Centro de Investigaciones Sociológicas, órgão de pesquisas sociais da Espanha, fez uma pesquisa e respondeu.

LEIA TAMBÉM: Fifa 15 está tão real que a torcida do Barcelona canta pela independência catalã

 

Em número de torcedores, a supremacia do Real Madrid é marcante. Os merengues têm 38% dos torcedores espanhóis, contra 25% do Barcelona. O terceiro colocado é o distante Atlético de Madrid, com 6%. A quarta posição é dividida entre equipes de apelo regional: Athletic Bilbao, Valencia e Betis, todos com 3%.

No entanto, o mais interessante da pesquisa é como ela separou os torcedores pelas 40 províncias do país. O Real tem a maior maior torcida em 21 províncias (incluindo Albacete, La Rioja e Ilhas Baleares, onde está empatado com o Barça) e é segundo em 16 (incluindo Barcelona, onde há 16% de madridistas). Só em três províncias o Real fica na terceira posição. O Barcelona é o maioral em apenas 8 províncias (incluindo as três em que empata com o Real). Em 19 está na segunda posição e fica em terceiro ou abaixo em 17 áreas (incluindo Madri, com apenas 8%).

O curioso é que o Atlético, terceiro time de mais torcida, não é o primeiro em nenhum lugar. Fica em segundo em seis regiões e em terceiro em outras três. As equipes que conseguem deixar para trás a dupla de gigantes são forças regionais: Valencia (Valência), Athletic Bilbao (Biscaia), Betis (Sevilla), Real Sociedad (Gipuzkoa), Osasuna (Navarra), Zaragoza (Zaragoza), Deportivo de La Coruña (A Coruña), Celta (Pontevedra), Racing de Santander (Cantábria), Sporting de Gijón (Astúrias),Valladolid (Valladolid) e Las Palmas (Las Palmas).

Veja abaixo o mapa interativo que compara as torcidas de Real Madrid e Barcelona. Para ver mais detalhes do estudo do CIS (em espanhol, mas vale a pena) clique aqui (detalhamento) e aqui (mapa interativo).

Mapa compara as torcidas de Real Madrid (tons de azul) e Barcelona (tons de grená). As áreas empatadas estão em cinza

Mapa compara as torcidas de Real Madrid (tons de azul) e Barcelona (tons de grená). As áreas empatadas estão em cinza


Os comentários estão desativados.