Definir quais são os times grandes de qualquer país com história no futebol é uma tarefa bastante complicada, para não dizer impossível. Se o país é a Inglaterra, isso se torna ainda mais difícil. Os ingleses possuem o campeonato mais antigo do mundo, a FA Cup, Copa da Inglaterra, e muitos clubes centenários. A Betway tentou encontrar um caminho para definir quais são os maiores clubes ingleses, com a participação de torcedores. O resultado é ao menos curioso.

Foram usados 10 critérios para estabelecer um patamar de grandeza. Em cada um deles, os torcedores que responderam poderiam avaliar com notas de 0 a 10, com zero sendo a menor e 10 a maior. Os 10 critérios são: total de títulos; torcida nos estádios; reputação continental; suporte mundial; temporadas na Premier League; tamanho do estádio; últimas quatro temporadas na Premier League; títulos recentes; jogadores internacionais; gastos em transferências.

O critério de tamanho do estádio é fácil, mas o de presença de torcida neles é mais complicado. Assim, o que foi feito foi dividir a média de público do time pelo tamanho do estádio. Assim, esse critério, na verdade, se torna ocupação do estádio, de forma a poder comparar clubes com estádios grandes com outros como estádios menores e manter, proporcionalmente, um critério de comparecimento aos estádios.

Entraram na pesquisa os clubes que já jogaram a Premier League, ou seja, que estiveram na primeira divisão do futebol inglês de 1992 para cá. Foram ouvidos mais de 3.500 torcedores, que classificaram os times em cada critério. No final, para tabular os dados, o time melhor classificado em cada categoria ganhava 20 pontos, o segundo 19 e assim por diante até o último, 20º, que ganharia um ponto. Os demais não ganharam pontos.

Com isso, foi calculada a pontuação geral, que classificou os 20 maiores clubes, de acordo com esses critérios. A lista, claro, não tem qualquer valor científico. É apenas uma curiosidade para tentar levar a história para a atualidade e vermos o quanto cada um dos clubes pode ser localizado nesse aspecto. E o resultado é curioso.

O Manchester City, favorito ao título segundo as casas de apostas, aparece em quinto lugar, enquanto o Chelsea aparece em quarto. O Tottenham acaba ficando em sexto, e o Everton em sétimo. Lembre-se que o Everton é o quarto maior campeão inglês com nove títulos, à frente de Manchester City (6) e Chelsea (6).

O número de títulos parece ter pesado, com o Manchester United tendo nota máxima em seis das 10 categoria e, assim, liderando o ranking. Liverpool e Arsenal, segundo e terceiro em número de títulos ingleses, aparecem em seguida. É curioso ver alguns times que não estão na Premier League, mas estão entre os 20 primeiros, como Sunderland (6 títulos ingleses, atualmente na League One, terceira divisão), Blackburn (3 títulos, sendo o último em 1994/95, atualmente na Championship, segunda divisão), Leeds (3 títulos, atualmente na Championship) e Nottingham Forest (um título, atualmente na Championship).

Definir a grandeza de um clube sempre será relativo, por mais que se criem critérios objetivos. Assim, o que vale mais é a discussão. O que acharam desta lista?