A Copa Libertadores de 2018 possui seus participantes praticamente definidos. Dos 47 clubes que estarão presentes no torneio, 46 deles já são conhecidos – e o único restante será confirmado apenas depois do sorteio, no aguardo de uma liguilla entre vice-campeões que determinará o “Chile 4”. Assim, já é possível esboçar como ficarão as fases da competição continental, com o sorteio marcado para a próxima quarta-feira, 20 de dezembro. A princípio, será uma disputa entre camisas pesadas.

OFERTAS:
Livros com até 70% de desconto na Amazon, clique e confira!
Livros Cosac Naify com até 70% de desconto, clique e aproveite!

Dos 25 clubes que já conquistaram a Libertadores, 17 estarão no certame em 2018, um recorde. Poucas ausências, que prometem diversos duelos tradicionais na próxima edição da copa. Além do mais, quase todos os países serão representados por seus maiores campeões nacionais. Argentina, Paraguai e Uruguai classificaram seus quatro clubes com mais títulos; Brasil e Colômbia, seus três; Peru, Bolívia e Chile, seus dois. A exceção ficou por conta de Equador e Venezuela, desta vez sem o simbolismo de Barcelona e Caracas.

Sem mais delongas, vale conferir os classificados ao torneio. Os potes do sorteio serão definidos pelo Ranking de Clubes da Conmebol, que leva em consideração o desempenho nos últimos 10 anos, o coeficiente histórico e a participação nas competições nacionais. A entidade continental ainda não confirmou as posições para o sorteio desta quarta. Os potes prováveis, no entanto, estão entre parênteses.

Primeira fase classificatória

Olimpia-PAR (Pote 1), Universitario-PER (1), Deportivo Táchira-VEN (1), Montevideo Wanderers-URU (2), Oriente Petrolero-BOL (2), Macará-EQU (2)

Segunda fase classificatória

Nacional-URU (Pote 1), Independiente del Valle-EQU (1), Guaraní-PAR (1), Vasco-BRA (1), Junior de Barranquilla-COL (1), Independiente Santa Fe-COL (1), Jorge Wilstermann-BOL (1), Banfield-ARG (1), Melgar-PER (1/2), Chapecoense-BRA (2), Carabobo-VEN (2), Santiago Wanderers-CHI (2), Chile 4 (1/2) + três times oriundos da primeira fase (todos no Pote 2)

Terceira fase classificatória

Oito times oriundos da segunda fase, definidos em confrontos diretos em ida e volta

Fase de grupos

Argentina: River Plate (1), Boca Juniors (1), Independiente (2), Estudiantes (2), Racing (3), Atlético Tucumán (4)
Bolívia: Bolívar (2), Strongest (3)
Brasil: Grêmio (1), Santos (1), Corinthians (1), Cruzeiro (1), Palmeiras (2), Flamengo (3)
Chile: Colo-Colo (3), Universidad de Chile (2)
Colômbia: Atlético Nacional (1), Millonarios (3)
Equador: Emelec (2), Delfín (4)
Paraguai: Cerro Porteño (2), Libertad (2)
Peru: Alianza Lima (3), Real Garcilaso (3)
Uruguai: Defensor (3), Peñarol (1)
Venezuela: Deportivo Lara (4), Monagas (4)
+ quatro times oriundos da terceira fase (todos no pote 4)


Os comentários estão desativados.