Quem é Oliver Burke, o escocês que é visto como uma futura grande estrela mundial

O atacante de 19 anos foi contrato pelo RB Leipzig e costuma ser comparado a Gareth Bale

Esta semana, o RB Leipzig, clube recém-promovido à Bundesliga, anunciou a contratação do escocês Oliver Burke. Para tê-lo na Red Bull Arena, foram desembolsados cerca de € 13 milhões, o que caracteriza o atacante como o jogador mais caro da Escócia, e seu passe como o segundo mais alto da história do Nottingham Forest, clube que deixou para trás. Mas a pergunta é: quem é esse atleta que além de ter chamado a atenção dos alemães da Saxônia, também teria despertado o interesse de gigantes da Premier League e outros clubes da própria Alemanha?

VEJA TAMBÉM: [Vídeo] Jogador sueco marca hat-trick e vai para a arquibancada aplaudir o próprio feito

Embora tenha nascido em Kirkcaldy, cidade localizada na costa leste da Escócia, Oliver Burke foi criado na Inglaterra. Aos oito anos de idade, o escocês já jogava nas categorias de base do Nottingham Forest e já mostrava ter um quê a mais do que os demais meninos. Aos 17, quando havia acabado de assinar contrato para jogar de maneira profissional no City Ground, fez sua estreia no time principal logo em um mata-mata, na derrota por 3 a 1 para o Tottenham, a qual eliminou os Reds da Copa da Liga Inglesa.

Alguns meses mais tarde, em fevereiro do ano passado, a diretoria do Forest resolveu ceder a prata da casa para o Bradford City, da terceira divisão inglesa. Um empréstimo que não durou mais do que um mês, mas que cujo fim foi, na verdade, o começo de tempos muito bons para Burke. Com seu retorno ao clube que o tornou jogador, veio também a confiança do técnico Dougie Freedman, a titularidade e algo que foi imprescindível para que fosse notado além da Championship: uma sequência bastante positiva.

Já com 19 anos, sua idade atual, Burke foi convocado pela primeira vez para defender a Escócia. E com todos os méritos possíveis. Comparado a Gareth Bale pelo talento, velocidade e ritmo, o ponta direita também combina técnica e tamanho (já que ele mede quase 1,90m). Outro aspecto que o faz ser relacionado ao astro galês é a responsabilidade que Burke tem nas costas quando o assunto é seleção. Isso porque, assim como o capitão de Gales, o novo reforço do Leipzig é visto como a grande esperança para alavancar a equipe de seu país.

“É uma pena que Burke tenha ido jogar fora”, comentou Freedman, seu ex-treinador. “Se ele tivesse ido para um clube de muita expressão, treinaria com os melhores jogadores do mundo, o que o tornaria ainda melhor”, disse. “Mas é importante que Oliver jogue. E se ele atuar de maneira regular na Bundesliga, o que eu posso dizer é que o céu é o limite para ele”, elogiou o técnico que impulsionou a carreira de Burke. Que, aliás, bota muita fé que o jogador ainda carregará a braçadeira de capitão em uma Copa do Mundo. Vamos esperar.

Chamada Trivela FC 640X63