Parece fácil chutar que o time do Olimpia está mais preparado que o do Atlético Mineiro para a final da Libertadores. Afinal, os três títulos paraguaios e outras participações em finais falam alto em qualquer retrospecto que por sinal é bem clichê em análises de decisões.

Mas esta decisão não pode ser vista como uma qualquer. Se as conquistas pesam para o Olimpia como um clube, o elenco do Atlético leva vantagem quando falamos sobre atletas que já levantaram o caneco da Libertadores.

Em uma comparação rápida, os paraguaios contam com apenas um campeão, enquanto o Galo traz três. Contamos melhor essa história aí embaixo.

Olimpia – Juan Manuel Salgueiro

O uruguaio Salgueiro esteve na conquista do Estudiantes em 2009, quando os Pincharrata venceram o Cruzeiro na final. Em La Plata, um empate em 0 a 0 deu esperanças aos cruzeirenses, que poderiam resolver tudo no Mineirão e até começaram na frente com um gol de Henrique. Só não esperavam uma virada com gols de Gastón Fernández e Mauro Boselli. Título argentino no templo do futebol mineiro.

Atlético Mineiro – Alecsandro, Diego Tardelli e Josué

Começando por Alecsandro, três jogadores do Galo já tiveram a honra de levantar a Copa Libertadores. O atacante, irmão de Richarlyson, venceu a competição em 2010, pelo Internacional, vencendo duas vezes o Chivas Guadalajara, por 2 a 1 no México e 3 a 2 no Beira-Rio. Damião, Giuliano e Rafael Sóbis marcaram para o Colorado, bicampeão do torneio.

O restante se consagrou no São Paulo, em 2005, no título conquistado em cima do Atlético Paranaense. O Tricolor amassou o Furacão empatando em Porto Alegre (a Conmebol determinou que a partida fosse no Beira-Rio) por 1 a 1 e passeou por 4 a 0 no Morumbi, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Tardelli.

No frigir dos ovos, o histórico internacional dos clubes pouco deve fazer diferença. Deve pesar mais um elenco competitivo e acostumado a estar em jogos grandes como este desta quarta-feira. Não é algo que reflita em favoritismo, mas o Atlético tem sim um plantel mais pronto para o duelo.