Quatro times, duas vagas

E tudo se resolverá na última rodada! Ninguém conseguiu garantir sua vaga para os playoffs da MLS Cup nesta última semana, e restam agora 4 equipes lutando pelas 2 vagas restantes. A partir desta quinta-feira, todos os jogos envolvendo KC Wizards, Chicago Fire, Colorado Rapids e LA Galaxy serão verdadeiras decisões!

O Wizards deixou passar a chance de se classificar, ou de pelo menos ficar mais próximo da vaga e não ter que depender de uma vitória no último jogo, ao perder para o já classificado NY Red Bull. Com dois gols do colombiano Angel, os nova-iorquinos bateram o Wizards por 2×1, e atrapalharam o rival do leste em sua busca pela vaga de acesso aos playoffs. Agora, a equipe de Kansas City terá que vencer o FC Dallas para não depender de ninguém, ou pelo menos empatar e torcer para que Chicago, LA ou Colorado não vençam seus jogos.

O Chicago Fire empatou em 0x0 com o D.C. United e alcançou o Wizards em número de pontos. Apesar de ter atacado bastante, a equipe comandada pelo mexicano Cuauhtemoc Blanco conseguiu apenas arrancar um empate fora de casa com o melhor time da MLS, e está com os mesmos 37 pontos do Wizards. O Fire agora depende apenas de uma vitória contra o Galaxy no último jogo da temporada para se classificar. Mas a classificação pode ainda vir mesmo sem a vitória, se o Fire não perder para o LA e o Colorado não vencer o Real Salt Lake.

O Colorado Rapids é o que está em situação mais difícil, mas manteve viva sua esperança de chegar aos playoffs da MLS Cup ao bater o líder da Conferência Oeste, o Chivas USA, no Home Depot Center em Los Angeles. Com a vitória por 2×1, o Colorado chegou aos 35 pontos e depende de uma vitória na última rodada – no Clássico das Montanhas Rochosas contra o Real Salt Lake – e ainda que apenas um dos outros 3 times vença, para conseguir a tão sonhada vaga.

Finalmente, o Galaxy continua a depender apenas de si para conseguir a vaga. Em sua surpreendente e tardia arrancada, os ‘galáticos’ de Los Angeles bateram o Toronto FC por 2×1 e chegaram aos 33 pontos. Foi o sexto jogo sem perder e a quinta vitória seguida da milionária equipe californiana, que resolveu acordar apenas no final do campeonato. E, como ainda tem 2 jogos a disputar, o LA pode chegar aos 39 pontos e ultrapassar todos os concorrentes diretos. O fundamental é manter o ritmo das últimas semanas, pois qualquer tropeço contra o Red Bull na quinta ou o Fire no domingo significará o adeus ao campeonato.

A outra equipe que lutava pela vaga aos playoffs até a rodada anterior já não tem mais chances. A vitória do Columbus Crew sobre o NE Revolution por 3×2 – com o gol vencedor marcado pelo argentino Guillermo Barros Schelotto a 4 minutos do final da partida – não foi suficiente para manter viva a chance de vaga, e a temporada terminará neste fim-de-semana para o Crew. O Revolution, por sua vez, precisará se reanimar para não fazer feio nos playoffs, já que esta foi sua segunda derrota consecutiva.

Portanto, muitas emoções reservadas para a última semana da temporada regular da MLS, e a luta pelas últimas vagas para os playoffs será somente decidida após o apito final do juiz na última partida do domingo.

É campeão!

Se a briga pelas 2 últimas vagas para os playoffs está disputada e indefinida, a briga pelo título de ‘campeão dos pontos corridos’ da temporada, o Supporters’ Shield, terminou com uma rodada de antecedência.

Com o empate diante do Chicago Fire e a derrota do Chivas USA perante o Colorado Rapids, o D.C. United recebeu o troféu Supporters’ Shield pela segunda vez consecutiva, e a quarta em sua história.

A equipe da capital fez história ao ser o primeiro time da MLS a receber o troféu por 2 anos seguidos, além de ter aumentado sua vantagem no número total de troféus conquistados, com 4.

O United vem de uma seqüência invicta de 13 jogos,e soma 55 pontos no campeonato, faltando ainda uma partida para jogar. Seu concorrente direto na luta pelo Supporters’ Shield era o Chivas USA, que ficou com 52 pontos mas, mesmo que alcance o United, perderia nos critérios de desempate.

O United começou a temporada da MLS com 3 derrotas, mas, depois, a equipe comandada pelo técnico estreante Tom Soehn conseguiu se recuperar, e perdeu apenas mais 3 jogos no resto do campeonato, somando 16 vitórias e 7 empates. O principal jogador da equipe na temporada é o brasileiro Luciano Emilio, candidato ao prêmio de MVP deste ano. Emilio é o atual artilheiro da competição com 20 gols, marca que não era atingida havia 5 temporadas.

Confira todos os ganhadores do Supporters’ Shield na história da MLS:

1996 – Tampa Bay Mutiny
1997 – D.C. United
1998 – LA Galaxy
1999 – D.C. United
2000 – KC Wizards
2001 – Miami Fusion
2002 – LA Galaxy
2003 – Chicago Fire
2004 – Columbus Crew
2005 – San Jose Earthquakes
2006 – D.C. United
2007 – D.C. United

Quer aparecer na MLS?

Se você acha que tem talento suficiente para jogar na MLS, ou tem um filho ou amigo que tenha esse talento, pegue uma câmera de vídeo e grave um grande lance!

A MLS lançou a promoção ‘Big Shot’, na qual qualquer pessoa pode enviar um vídeo de uma grande jogada e seu vídeo será mostrado na página da MLS para o mundo inteiro ver e votar. Os melhores ganharão prêmios que incluirão camisas de times da MLS e bolas de futebol oficiais, além de fama na internet. E quem sabe algum olheiro não encontra um talento escondido?

Cada vídeo não pode ter mais do que 45 segundos de duração e 50 megabytes de tamanho. Para mais detalhes sobre esta promoção, acesse http://web.mlsnet.com/mls/promotions/2007/big_shot/.

SHOOTOUTS

– A volta de Beckham está prevista para o jogo desta quinta-feira contra o NY Red Bull. O jogador, que se recupera de uma contusão no joelho direito sofrida em agosto durante um jogo da Superliga, tem participado normalmente dos treinos da equipe. Se realmente não sentir mais dores no local, o técnico Frank Yallop deverá colocar o inglês no decorrer da partida. O Galaxy vem de 5 vitórias seguidas e precisa ainda de mais 2 para se classificar aos playoffs, por isso, se jogar, Beckham entrará com a responsabilidade de não ser o ‘pé frio’ da temporada…

– O Chivas USA, além de ter perdido a disputa pelo Supporters’ Shield para o D.C. United, poderá também perder o título da Conferência Oeste para o Houston Dynamo. A equipe texana tem 51 pontos, contra 52 do Chivas, e ambas se encontram no sábado em Los Angeles, valendo não apenas o título simbólico de campeão da Conferência Oeste, mas também vantagem nos jogos dos playoffs.

– O técnico da seleção masculina dos EUA, Bob Bradley, convocou o atacante Taylor Twellman, do NE Revolution, e o goleiro Brad Guzan, do Chivas USA, para completarem o elenco que viajou à Suíça e enfrentará a seleção local em um amistoso nesta quarta-feira (17/10).

– A seleção feminina dos Estados Unidos goleou o México por 5×1, em amistoso jogado no belíssimo estádio coberto Edward Jones Dome, em Saint Louis. Este foi o primeiro amistoso da série de 3 que serão jogados contra a seleção feminina mexicana.

– Se você possui um website, blog ou algo do gênero, pode baixar gratuitamente na página da MLS o MLS Vortex. Este programa permite que sua página pessoal esteja sempre atualizada com as últimas notícias, produtos e vídeos da MLS ou, se você preferir, apenas da sua equipe predileta.