Quando Zlatan Ibrahimovic assinou com o Paris Saint-Germain, já era esperado que ele marcasse gols aos montes. Expectativa cumprida não somente pela facilidade com que balança as redes, mas também pelos tentos fáceis que marca. Nesta terça foram três, em seu primeiro hat-trick com o clube, garantindo a goleada por 4 a 0 sobre o Valenciennes. Com 17 gols em 14 partidas, o sueco só marcou menos que Lionel Messi entre as principais ligas europeias.

O início da partida contou com oportunidades dos dois lados e o Valenciennes foi até mais perigoso, obrigando Salvatore Sirigu a fazer duas defesas difíceis. Quando apareceu para o jogo, porém, Ibra começou a definir o placar. O primeiro tento veio aos 28 minutos, em chute de Ezequiel Lavezzi que o sueco colocou o pé e desviou para as redes. No fim do primeiro tempo, o PSG sofreu importante baixa, com Alex deixando o campo por contusão.

Ibrahimovic só voltaria a chamar a responsabilidade novamente na etapa complementar, balançando as redes duas vezes. Aos quatro, ele aproveitou rebote do goleiro após chute de Javier Pastore para guardar. Minutos depois, o hat-trick seria completou após presente de Jérémy Ménez, com o centroavante tocando para as redes vazias.

O PSG seguiu insistindo no quarto gol e, depois de Blaise Matuidi carimbar a trave, ele acabaria saindo aos 37 minutos. Marco Verratti fez lançamento primoroso para Lavezzi e o argentino partiu sozinho, tocando na saída do goleiro para fechar a goleada. Com a vitória, os parisienses se garantem na segunda posição da Ligue 1 com 29 pontos, um a menos que o Lyon. Já o Valenciennes permanece na quinta colocação.

No outro jogo do horário, o Nice levou a melhor sobre o Rennes e ultrapassou os adversários na sétima colocação, ambos com 26 pontos. A vitória por 1 a 0 foi garantida por gol de pênalti de Dario Cvitanich, em um momento no qual os anfitriões tinham dois jogadores a mais que os Rouge et Noirs.

Atualizado às 19h55

No complemento da rodada, o Lille encerrou sequência de quatro jogos sem vitória ao vencer o Toulouse por 2 a 0. A vitória dos Dogues começou apenas no segundo tempo, com gol de Marko Basa. Já no fim, Dimitri Payet garantiu os três pontos. A equipe de Rudi Garcia sobe para a nona colocação, duas acima do TFC.

Confira os resultados da 17ª rodada da Ligue 1:

Terça-feira, 11/dez
Nice 1×0 Rennes
Valenciennes 0x4 Paris Saint-Germain
Lille 2×0 Toulouse

Quarta-feira, 12/dez
Ajaccio x Reims
Evian x Troyes
Lorient x Sochaux
Lyon x Nancy
Brest x Montpellier
Bastia x Olympique de Marseille

Quinta-feira, 13/dez
Bordeaux x Saint-Étienne