A Champions League acabou neste domingo (23), o que coloca um fim definitivamente na temporada europeia de 2019/20. Os torneios que precisavam ser finalizaram já foram e agora os clubes começam a se preparar para a nova temporada. Só que a paralisação por causa da pandemia bagunçou as datas. As temporadas europeias normalmente vão do dia 1º de julho de um ano até o dia 30 de junho do ano seguinte. Desta vez, porém, o principal torneio europeu foi decidido já em agosto. Então, mostramos aqui quando cada uma das principais ligas europeias volta, assim como a própria Champions League.

Ligue 1

Bandeira com o logo da Ligue 1 (SYLVAIN THOMAS/AFP via Getty Images/Onefootball)

Quando começa: começou em 21 de agosto

Quem transmite: TV5

A Ligue 1 é normalmente uma das ligas que inicia mais cedo entre as maiores da Europa. Desta vez, aconteceu a inusitada situação de ter o início bem no fim de semana que aconteceu a final da Champions League e que um membro seu estava envolvido, no caso, o PSG.

A primeira rodada do Campeonato francês aconteceu sem os três principais times do país: o Lyon, que foi até a semifinal da Champions; PSG, envolvido na final; e o Olympique de Marseille. Estes três clubes farão os jogos da primeira rodada nos dias 15, 16 e 17 de setembro, respectivamente.

Como o DAZN rescindiu o contrato para transmitir a Ligue 1 e ainda negocia a volta, por enquanto a transmissão será exclusivamente da TV5, canal francês que está nas TVs por assinatura.

Premier League

Logo da Premier League (Catherine Ivill/Getty Images/Onefootball)

Quando começa: 12 de setembro

Quem transmite: ESPN, Fox Sports e DAZN

A Premier League estava programada para começar no dia 11 de setembro, com Manchester United e Manchester City entrando em campo contra Burnley e Aston Villa, respectivamente. Só que os dois estiveram envolvidos na fase final de torneios europeus em agosto e, por isso, ganharam uma semana de folga a mais para estrearem só na segunda rodada.

Assim, os primeiros jogos desta temporada serão no dia 12 de setembro, quando teremos o atual campeão Liverpool enfrentando o Leeds United de Marcelo Bielsa, que já promete ser um jogo que chamará muito a atenção de todos.

Os jogos será divididos entre a ESPN, principal detentora dos direitos, o  Fox Sports, também do grupo Disney, e o DAZN, que comprou dois jogos por rodada.

La Liga

Logo da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e La Liga (BENJAMIN CREMEL/AFP via Getty Images/Onefootball)

Quando começa: 12 de setembro

Quem transmite: ESPN e Fox Sports

Embora o calendário ainda não tenha sido divulgado, La Liga irá retornar no dia 12 de setembro, segundo o presidente da entidade. Havia a previsão de adiar os primeiros jogos de eventuais semifinalistas que pertencessem ao Campeonato Espanhol. Como isso não aconteceu, todos os times começarão nesta data.

O contrato entre La Liga e grupo Disney foi renovado por cinco anos. O que significa que tanto os canais ESPN quanto Fox Sports irão transmitir o Campeonato Espanhol pelos próximos anos.

Bundesliga

A bola da Bundesliga (Stuart Franklin/Getty Images/Onefootball)

Quando começa: 18 de setembro

Quem transmite: Band e Onefootball

A liga do campeão europeu retorna no dia 18 e justamente com o jogo do detentor da taça. O Bayern de Munique retorna aos gramados no dia 18 de setembro contra o Schalke 04, uma sexta-feira. No sábado, 19, acontece a maioria dos jogos, que serão completados no domingo, dia 20.

Além da estreia do Bayern no dia 18, uma das atrações será o RB Leipzig, semifinalista da Champions League. O time jogará contra o Mainz 05, em casa, no domingo, 20. O Borussia Dortmund, um dos times que sempre gera expectativas, faz uma estreia pesada: no dia 19, recebe o Borussia Mönchengladbach, que fez uma ótima campanha na temporada passada e terminou em quarto lugar, com vaga na Champions League.

Depois do encerramento do contato com o Fox Sports, houve indefinição sobre quem ficaria com os direitos de transmissão. Quem transmitirá será a Band, com um jogo na TV aberta por rodada, e os outros oito jogos ficarão no aplicativo OneFootball.

Serie A

Logo da Serie A da Itália (Reprodução)

Quando começa: 19 de setembro

Quem transmite: RAI, Sportv, Band e Bandsports

Assim como La Liga, a Serie A só tem a data que o campeonato irá começar, dia 19 de setembro, mas ainda não tem um calendário de jogos divulgado. Ainda não se sabe se a Internazionale, que foi finalista da Liga Europa, terá um descanso prolongado – a final foi no dia 21 de agosto.

A transmissão nesta temporada 2020/21 será da Band, que passará ao menos um jogo por rodada na TV aberta, e do Bandsports, braço na TV fechada do grupo Bandeirantes. Além dos dois, a RAI, canal italiano, segue mostrando ao menos um jogo por rodada – em italiano, claro. O Sportv também anunciou posteriormente um jogo por rodada em seus canais.

Liga Europa

Logo da Liga Europa (Selim Sudheimer/Bongarts/Getty Images/Onefootball)

Quando começa: fase preliminar começou no dia 9 de agosto; fase de grupos começa no dia 22 de outubro

Quem transmite: Fox Sports, ESPN

A Liga Europa iniciou as suas fases preliminares da temporada 2020/21 antes do fim da temporada 2019/20, pelo atropelamento do calendário. Os times se enfrentam em jogos únicos tanto na preliminar quanto na primeira, segunda, terceira fase classificatória e playoffs. A fase de grupos começa no dia 22 de outubro e vai até o dia 10 de dezembro.

A fase eliminatória começa em fevereiro, até chegar à final, no Stadion Energa Gdansk, em Gdansk, na Ucrânia, no dia 26 de maio.

Champions League

Taça e logo da Uefa Champions League (VALERY HACHE/AFP via Getty Images/Onefootball)

Quando começa: fases preliminares começaram em 8 de agosto; fase de grupos começa no dia 20 de outubro

Quem transmite: TNT, Facebook, EI Plus

A Champions League da temporada 2020/21 teve que começar antes mesmo da anterior oficialmente terminar. Porque como há muitas fases preliminares, foi preciso começar para que desse tempo de executar todas os jogos, ainda que com o regulamento alterado para ser em jogo único tanto na fase preliminar, quanto na primeira, segunda e terceira fase de classificação. Só a fase playoff terá jogos de ida e volta.

Os jogos dos playoffs, última fase preliminar da competição, acontecem nos dias 22 e 23 de setembro e depois nos dias 29 e 30. A fase de grupos começa no dia 20 de outubro e vai até o dia 9 de dezembro. Assim como em temporadas anteriores, as fases de jogos eliminatórios começam em fevereiro até chegar à grande final, no Estádio Ataturk, em Istambul, que receberia a final em 2020, no dia 29 de maio.