Em São Januário, o Flamengo venceu seu sexto jogo seguido na temporada, com um gol de Éverton no pouquíssimo inspirado clássico contra o Vasco, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma partida de muitas faltas e poucas chances de gol, nenhum sistema coletivo prevaleceu e, no fim, a qualidade individual de Éverton Ribeiro resolveu a parada.

LEIA MAIS: As capacidades de Guerrero foram decisivas à vitória do Flamengo sobre o São Paulo

Fica bem difícil encontrar alguma coisa para destacar no primeiro tempo, além de finalizações bloqueadas ou para fora. Mas o Flamengo voltou melhor do intervalo e pressionou para buscar a vitória. Guerrero fez jogada de linha de fundo e bateu cruzado. Martín Silva espalmou para dentro da pequena área, mas não havia flamenguista para conferir.

Na sequência, Éverton Ribeiro deu um belo passe para Diego, que bateu de canhota em cima de Martín Silva. O próprio Ribeiro pegou o rebote e chutou em cima da marcação. E, então, o gol: a nova contratação do Flamengo deu um lindo drible na ponta e cruzou perfeitamente com a perna direita para Éverton completar, de cabeça.

O Vasco respondeu com Luis Fabiano, que emendou um voleio da entrada da área, muito bem defendido por Thiago. Foi a única finalização certa do time da casa. O próprio Éverton Ribeiro teve a chance de ampliar quando seu xará fez uma boa jogada pela esquerda e tocou para Damião. O centroavante deixou de calcanhar, mas Ribeiro demorou para finalizar e chutou em cima da marcação.

No fim das contas, o Flamengo fez valer a sua qualidade individual, como vem acontecendo nas últimas partidas, apesar dos problemas coletivos na criação, e saiu de São Januário com os três pontos. Em um clássico, é mais isso que importa, mas precisa melhorar o desempenho para o restante da temporada.

e