Krzysztof Piatek e Cristiano Ronaldo ganharam um sério concorrente à artilharia da Serie A nas últimas semanas. Afinal, Fabio Quagliarella é como o vinho e, mesmo aos 35 anos, continua gastando a bola com a camisa da Sampdoria. O atacante vinha de duas temporadas excelentes com os blucerchiati e, agora, parece pronto a registrar os melhores números da carreira. Nesta quarta-feira, ele anotou um golaço de calcanhar para abrir a vitória por 2 a 0 sobre o Chievo, no Estádio Luigi Ferraris. Mais impressionante, acumula oito rodadas consecutivas balançando as redes no Italiano. Isso não acontecia no campeonato desde 2002, quando Christian Vieri brilhava na Internazionale.

Quagliarella soma 11 gols e cinco assistências na Serie A. São nove gols nos últimos oito jogos, deixando o seu uma vez contra Milan, Torino, Genoa, Lazio, Parma e Empoli, além de dobrar a contagem ante o Bologna. Desta vez, sua obra de arte aconteceu aos dois minutos do segundo tempo. Após uma cobrança de falta de Gastón Ramírez, o calcanhar voador do veterano apareceu dentro da área, em lindo movimento. O lance é parecido com outro golaço do camisa 27, anotado em setembro, contra o Napoli. Por fim, o próprio Ramírez fecharia a conta para os genoveses.

Desde sua estreia na Serie A, Quagliarella registrou dois dígitos de gols em oito edições do torneio. Em sete delas, incluindo a atual, ficou entre 11 e 13 tentos. Já o recorde pessoal foi registrado na temporada passada, quando balançou as redes 19 vezes pelos blucerchiati. Pela fase atual, um número para ser pulverizado em breve. Ele ainda mira a artilharia, a dois gols de Piatek, máximo goleador até o momento.

E quem se beneficia com a fome de gols de Quagliarella é a Sampdoria. O clube faz ótima campanha na Serie A, emendando uma sequência invicta nas últimas rodadas. O time ocupa a quinta colocação na tabela. Após ultrapassar o Milan, está a um ponto da zona de classificação à Liga dos Campeões.