Quadro médico de Muamba evolui e Bolton volta a treinar

Médico do Bolton, Jonathan Torbin demonstrou sua confiança quanto à recuperação de Fabrice Muamba, após o jogador sofrer um ataque cardíaco no sábado. Torbin disse já ter conversado com o meio-campista e ter explicado a situação ocorrida no sábado, quando Muamba sofreu o colapso durante a partida contra o Tottenham, pela Copa da Inglaterra.

“Estou feliz para dizer que os primeiros sinais de recuperação se mantiveram. Eu visitei Fabrice na última noite e, quando me viu, ele disse: ‘Ei, doutor’. Perguntei sobre como se sentia e ele afirmou estar bem. Eu expliquei a ele o que aconteceu”, declarou.

Muamba segue em tratamento intensivo no London Chest Hospital, em condições críticas, apesar da melhora. Os jogadores do Bolton retornaram aos treinos nesta quarta-feira e, segundo o técnico Owen Coyle, a equipe deverá enfrentar o Blackburn no próximo sábado, pelo Campeonato Inglês.

Torbin ainda revelou que os médicos tentaram recuperar os batimentos cardíacos de Muamba por 48 minutos, antes de o jogador chegar ao hospital. Depois disso, foram mais meia hora de tentativas até que o coração voltasse a bater novamente, após receber 15 choques de desfibrilador. Segundo o médico, o longo tempo da parada aumenta os riscos de danos cerebrais.

Quem também visitou Muamba foi Andrew Deaner, cardiologista e torcedor do Tottenham, que invadiu o campo do White Hart Lane para prestar os primeiros socorros: “Eu sussurrei em sua orelha dizendo que ele era um excelente jogador de futebol. E Fabrice respondeu: ‘Eu tento’. Ele teve uma recuperação notável até agora. Não queremos apressar nada, mas, como a situação está, acho que ele não está em perigo neste momento. Sua condição neurológica está excelente, embora ainda esteja cedo”.