A Finlândia deu mais um passo gigantesco em sua empreitada rumo à Euro 2020. A equipe fazia o seu jogo mais importante nesta reta de final de campanha, ao receber a Armênia na cidade de Turku, em confronto direto pela zona de classificação do Grupo I. E os finlandeses não deram qualquer margem ao risco: derrotaram os visitantes por 3 a 0, se mantendo seguros na segunda colocação. Grande protagonista do time, Teemu Pukki outra vez brilhou. Anotou dois gols, mostrando-se muito afiado na arte da cavadinha.

O primeiro gol da Finlândia saiu aos 31 minutos, com Fredrik Jensen. Abriu o caminho para o show de Pukki na segunda etapa. Por duas vezes, o artilheiro foi lançado em profundidade e saiu de frente com o goleiro. Por duas vezes, conseguiu dar um leve toque para encobri-lo e correu para o abraço. O jogador do Norwich City soma sete tentos na campanha nestas Eliminatórias da Euro, responsável pela maioria dos 12 gols anotados por sua equipe.

A Finlândia ocupa a segunda colocação do Grupo I. Tem 15 pontos, atrás apenas da Itália, que já garantiu a classificação. E a vaga parece muito próxima dos finlandeses. A principal concorrente é a Bósnia, mesmo depois da derrota por 2 a 1 para a Grécia nesta terça. Os bósnios somam 10 pontos, mas possuem vantagem no confronto direto. Enquanto isso, a Armênia estacionou com 10 pontos e está em desvantagem nos critérios de desempate. Nesta situação, uma vitória em qualquer um dos dois últimos compromissos será suficiente para confirmar a classificação dos nórdicos.

O time tem tudo para comemorar com sua torcida na próxima rodada, quando recebe Liechtenstein em Helsinque – enquanto a Bósnia pega a Itália em Zenica. Já na última rodada, a visita contra a desinteressada Grécia também pode ajudar a equipe nórdica. Caso o feito se consuma, será a primeira vez dos finlandeses na Eurocopa. O país parece muito próximo de viver o maior momento de sua história nos gramados.

Classificações Sofascore Resultados