Os quatro principais campeonatos estaduais estão oficialmente paralisados. Depois da parada anunciada pela Federação Mineira no domingo (15), nesta segunda foi a vez das Federações Gaúcha, Paulista e Carioca comunicarem que iriam suspender seus respectivos torneios por causa do Coronavírus.

Na manhã desta segunda-feira, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) foi a primeira a anunciar a paralisação de seu estadual. O presidente da FGF, Luciano Hocsmann, divulgou a decisão de que o Gauchão e a Divisão de Acesso parariam por 15 dias. A ideia é fazer uma outra reunião daqui a 15 dias para decidir pela manutenção ou o fim da paralisação.

Mais tarde, a Federação Paulista de Futebol (FPF) seguiu mesmo caminho. Com duas rodadas restantes na primeira fase, o Paulistão para por tempo indeterminado. Segundo o Globo Esporte, os quatro grandes clubes de São Paulo votaram pela parada. Alguns clubes inicialmente buscavam alternativas, mas, por fim, foram convencidos, e a decisão foi unânime.

O Campeonato Carioca demorou algumas horas, mas se juntou aos outros três. A última rodada teve partidas com portões fechados, mas a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) se reuniu nesta segunda-feira com os clubes, e a paralisação por 15 dias foi determinada.

O Campeonato Catarinense foi mais um a ter sua paralisação anunciada nesta segunda-feira, por tempo indeterminado. Outro com pausa iminente é o Piauiense. Isso porque o governo do Piauí decretou suspensão de 15 dias a qualquer evento com apoio direto ou indireto do governo estadual.

No domingo, a CBF anunciou que os torneios em andamento sob sua jurisdição seriam paralisados, entre eles a Copa do Brasil e o Brasileirão Feminino, por tempo indeterminado. Entretanto, deixou a decisão dos estaduais para cada federação. Uma reunião da CBF com as federações estaduais e a Liga do Nordeste deve acontecer neste início de semana para tratar de competições regionais, como a Copa do Nordeste.