Primeiro Ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anuncia que La Liga volta a partir de 8 de junho

Pedro Sánchez confirmou a volta do Campeonato Espanhol para a disputa das 11 rodadas restantes

O primeiro ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou que La Liga voltará a ser disputada a partir do dia 8 de junho. Era a data que o presidente da liga, Javier Tebas, preferia voltar. O sinal verde foi dado depois de consulta ao Ministério da Saúde do país, além do Conselho Superior de Esportes. Restam 11 rodadas a serem disputadas no Campeonato Espanhol.

[foo_related_posts]

“Com o aval do Ministério da Saúde e do Conselho Superior de Esportes, foi dada luz verde para que se volte a celebrar a liga de futebol profissional a partir da semana do dia 8 de junho”, disse Pedro Sánchez. Embora o dia 8 seja oficialmente o da volta, as rodadas devem voltar a ser disputadas a partir do dia 12. No dia 9 é possível que seja disputado o jogo entre Rayo Vallecano e Albacete, pela segunda divisão, em uma partida que foi suspensa por cantos contra o jogador Zozulia, chamado de “nazista” pelos torcedores.

O dia 12, uma sexta-feira, deve ser o primeiro jogo da Primeira Divisão, com o dérbi entre Betis e Sevilla. Nesta sexta-feira, La Liga e o sindicato de jogadores se reuniram para alinhas as questões para a volta dos jogos. Os jogadores e clubes esperavam autorização do Ministério da Saúde para retomar os treinamentos sem restrições, com grupo completo e o limite de 10 jogadores por grupo.

Com o anúncio do primeiro ministro da Espanha, La Liga pode estabelecer um calendário para terminar a temporada. Há uma questão pendente entre La Liga e a Federações Espanhola sobre jogos às segundas-feiras, com alguns clubes insatisfeitos de jogar neste dia. Diante da emergência sanitária, é possível que esta questão se torne menos importante.

A volta do futebol é um alívio para os clubes, que estimavam perder até € 1 bilhão se a temporada não terminasse. Com a disputa das 11 rodadas restantes, a perda estimada é de € 300 milhões. Até por isso, desde o dia 19 de abril, os dirigentes de La Liga trabalham em um protocolo de saúde que dê segurança aos jogadores e a todos os envolvidos para a retomada dos jogos. Os clubes farão muitos testes, de forma constante, a todos os envolvidos.

Depois do retorno da Bundesliga no dia 16 de maio, La Liga parece apontar para ser o próximo campeonato a terminar. Os dirigentes de La Liga acham que é importante que o Campeonato Espanhol retorne antes da Premier League e da Serie A, que ainda não têm uma data para o retorno. Com isso, teriam mais atenção das pessoas para o reto da temporada.