Eu sei que você já deve estar se coçando, está difícil de segurar aqui também. Mas ainda é preciso esperar mais três anos até o começo da Copa do Mundo de 2018. Nesta quinta-feira, pelo menos, a qualificação teve o seu início. Os primeiros jogos das Eliminatórias aconteceram na Ásia, envolvendo 12 seleções. Com momentos especiais logo de cara.

COPA DO MUNDO: Fifa elimina Zimbábue por não pagar técnico. Mas e a Rússia?

O primeiro jogo das Eliminatórias Asiáticas envolveu Timor Leste e Mongólia. E os 9 mil torcedores que assistiram ao jogo na antiga colônia portuguesa comemoraram a goleada por 4 a 1, que praticamente garante os timorenses na próxima fase. Com gols brasileiros. O camisa 10 do Timor é Rodrigo Silva, meio-campista que começou na base do Atlético Mineiro e passou também por Tupi, CRB e America-RJ. Já nos minutos finais, quem balançou as redes foi Jairo Neto, atacante nascido em Camaçari.

Outro momento notável aconteceu no Sri Lanka. Pior colocado no ranking da Fifa, o Butão venceu o seu primeiro jogo na história das Eliminatórias, batendo os donos da casa por 1 a 0. A façanha da minúscula seleção nasceu com um gol de Tshering Dorji aos 39 minutos do segundo tempo – confira o GIF abaixo. Em 33 anos de história da equipe nacional, esta é apenas a quarta vitória em 59 partidas dos butaneses.

LEIA MAIS: Copa de 2018 começa e mostramos curiosidades das seleções asiáticas

Seleção mais forte entre as participantes desta fase, a Índia bateu Nepal por 2 a 0, em partida disputada na cidade de Guwahati. Ambos os gols foram anotados por Sunil Chhetri, maior estrela do futebol indiano. O atacante do Bengaluru chegou a passar por um período de testes pelo Sporting, mas não vingou. Atualmente o veterano de 30 anos soma 45 gols em 75 partidas pela seleção indiana – o quádruplo de todos os seus companheiros de elenco somados.

Sem poder jogar no país por conta dos conflitos civis, o Iêmen bateu o Paquistão em Doha por 3 a 1. Em casa, o Camboja passou fácil por Macau por 3 a 0, enquanto Taiwan foi outra região chinesa a fazer feio, perdendo em casa para Brunei por 1 a 0. As partidas de volta acontecem no próximo dia 17, e os vencedores avançam para a segunda fase das Eliminatórias Asiáticas.