As campanhas do Barcelona na Champions League nas últimas temporadas foram muito criticadas, com razão, por eliminações duras. A última, um 4 a 0 para o Liverpool em Anfield depois de vencer em casa por 3 a 0, foi dolorida para os torcedores. Um dos mais questionados foi o técnico Ernesto Valverde, que também comandou o time na derrocada da temporada passada (venceu a Roma por 4 a 1 em casa e perdeu por 3 a 0 fora). O questionamento, porém, não parece ter ficado dos portões para fora do clube. O presidente Josep Maria Bartomeu garantiu que ele é o treinador que o Barcelona quer.

“Ernesto, eu já disse outro dia, tem apoio do presidente e da diretoria porque é o treinador que queremos, tem contrato em vigor e estamos muito contentes com ele”, afirmou Bartomeu. O presidente ainda lembrou que o projeto é de médio a longo prazo. “O planejamento da próxima temporada está em curso faz tempo, há jogadores contratados e seguiremos conversando quando passar a final da Copa do Rei”, continuou o dirigente.

A pesada derrota diante do Liverpool não parece abalar a confiança do presidente do Barcelona no seu técnico. “Agora se trata dos jogadores se recuperarem do golpe anímico que sofreram”, disse Bartomeu. O foco, para ele, é a final da Copa do Rei, competição que o time ainda pode conquistar a taça. “Viemos de uma derrota dolorosa e temos que recuperar o ânimo, a entusiasmo e o desejo de competir, mas estamos nos recuperando da eliminação europeia”.

Bartomeu ainda elogiou o final de temporada do Valencia, adversário na final da Copa, que faz uma campanha de recuperação e luta por uma vaga na próxima Champions League – atualmente é o quarto colocado, com o mesmo número de pontos do Getafe e só dois à frente do Sevilla, sexto colocado. Na última rodada, o Valencia enfrenta o Valladolid fora de casa e depende só de uma vitória para se classificar à principal competição europeia.

A decisão da Copa Do Rei será no dia 25 de maio e será disputada em Sevilla. Segundo o presidente Bartomeu, o resultado do jogo não influenciará em nada o planejamento do time para a próxima temporada – uma forma de já se precaver de perguntas em caso de uma derrota do time blaugrana.

Valverde seguirá sendo questionado no Barcelona por um jogo que parece insuficiente diante dos jogadores que possui. Tudo indica que o Barcelona irá se reforçar na janela de transferências e Antoine Griezmann é o principal nome especulado. Para isso, será necessário vender jogadores, o que pode significar uma reformulação, ao menos em parte, do elenco do clube. Com todo apoio que o presidente do Barcelona garante que Valverde tem, ele precisa começar a mostrar mais, inclusive mexendo no elenco para poder ter mais rendimento em campo.