O presidente da liga espanhola, Javier Tebas, afirmou, em entrevista à Omnisport, que gosta da ideia de nomear um troféu ao melhor jogador do Campeonato Espanhol em homenagem a Lionel Messi. Desde 2015/16, La Liga não entrega prêmios individuais a jogadores e técnicos, pensando em como tornar essa cerimônia mais atraente, mas pode voltar a fazê-lo no futuro.

O raciocínio de Tebas é bem simples: como, na opinião dele, Messi é o melhor jogador da história do futebol, nada mais apropriado que o troféu ao craque da competição que ele organiza leve esse nome. Como precedente, ele citou os prêmios do Marca que fazem referência a Rafael “Pichichi” Moreno (artilheiro), Ricardo Zamora (goleiro) e Telmo Zarra (artilheiro espanhol).

“Acho que Messi será o melhor da história do futebol, ele já é”, disse. “Algumas pessoas falam sobre Neymar, mas ele já tem 26 anos e Messi começou a jogar como juvenil no Barcelona e nos surpreende todos os anos. Ele não parece ter limites e joga no nível máximo. Ele é o melhor e acho que é uma grande ideia criar um troféu para o melhor jogador de cada temporada em nome de Leo Messi”.

Messi é o maior artilheiro da história de La Liga, com 390 gols, e conquistou a competição nove vezes.