A Federação Turca revelou nesta quarta-feira (6) que a Superliga Turca irá retornar e já tem data marcada: 12 de junho. O anúncio foi feito por Nihat Ozmedir, presidente da entidade, que disse ainda que a competição deve ser finalizada até 26 de julho.

Com retorno marcado para o meio de junho, a Superliga Turca será uma das competições que menos tempo terá ficado parada em meio à pandemia. A Turquia foi um dos países cujo futebol mais demorou a ser paralisado. A decisão de suspender o esporte no país aconteceu apenas em 18 de março, três dias depois da primeira morte oficial por Covid-19 ser registrada no país e depois de jogadores exercerem pressão por meio da Fifpro, sindicato internacional de jogadores, pela paralisação do campeonato. Por causa da disputa, Obi Mikel chegou a romper seu contrato com o Trabzonspor.

Segundo o presidente da Federação Turca, um protocolo já foi preparado para garantir a segurança dos envolvidos nos jogos, e a instituição irá “anunciar a fase de competição aos nossos clubes e ao público o mais rápido possível”.

Entretanto, Ozmedir afirmou que as circunstâncias em que a competição irá voltar ainda dependem de decisão do Ministério da Saúde e do Comitê Científico. Avaliações ainda serão feitas pelo governo ao lado do Conselho de Saúde da Federação Turca.

O Campeonato Turco será a sexta liga nacional europeia a retomar sua disputa, seguindo Portugal, Alemanha, Hungria, Croácia e Sérvia. O anúncio da liga alemã, por sinal, foi feito também nesta quarta-feira (6), após sinal verde dado pela chanceler Angela Merkel.

No momento em que foi suspensa, a Superliga Turca tinha o Trabzonspor na liderança, com 53 pontos, empatado com o Basaksehir. O Galatasaray aparecia na 3ª colocação, com 50 pontos, enquanto o Sivasspor somava 49. O Besiktas, com 44, ocupava o quinto lugar, ainda com chance de brigar por vagas nas competições europeias. O Fenerbahçe aparece em 7º lugar, com 40 pontos, e vê uma vaga europeia como sonho distante. Na Turquia, primeiro e segundo colocado vão à Champions League, enquanto terceiro e quarto, além do campeão da Copa da Turquia, se classificam à Liga Europa.