Depois de dois anos com a janela de transferências fechando antes do início da temporada, a Premier League decidiu voltar atrás. Os clubes votaram para que a janela volte a fechar junto com as outras ligas. E, assim, fechará no dia 1º de setembro. OS clubes decidiram pela mudança, aprovada com maioria simples, em uma reunião na manhã desta quinta-feira.

Nos últimos dois anos, a janela de transferências do meio do ano (chamada de janela de verão) fechou na noite anterior ao início da Premier League. Os clubes achavam que a janela aberta gerava incertezas nos clubes e afetava o desempenho. Outros, como Arsène Wenger, diziam, há muitos anos, que era injusto, porque os times não eram os mesmos ao longo da temporada. Um time poderia enfrentar o outro ainda sem um reforço, ou com um jogador que saiu.

A ideia em si é boa, o problema é que se torna uma desvantagem para a Premier League a partir do momento que todas as grandes ligas continuavam fechando depois, normalmente no dia 31 de agosto ou primeiros dias de setembro. Na época, nós alertamos que fechar a janela antes das outras ligas colocava a Premier League em risco. A ideia, como previsto, não funcionou.

Os times, especialmente os do chamado Big Six, os maiores do país, se sentiram expostos fechando a sua janela antes e ainda correndo riscos de ver grandes clubes de outras ligas indo atrás dos seus jogadores, sem ter a chance de repor a saída de cada um deles. Entre os clubes que sofreram com isso estão Manchester United e Tottenham, que não conseguiram reconstruir seus elencos após as saídas de jogadores.

Havia três propostas em votação. A primeira seria manter como estava, ou seja, que a janela de transferências inglesa fechava antes do primeiro jogo da Premier League; a segunda era que retornasse a ser junto com as demais grandes ligas, no fim de agosto/começo de setembro; e a terceira era que transferências entre clubes ingleses fossem permitidas só antes do início da temporada, enquanto as demais ficariam estendidas. Esta proposta foi rejeitada. A vencedora foi mesmo retornar ao modelo anterior.

Com isso, a janela de transferências de verão será aberta no dia 1º de julho e vigorará até o dia 1º de setembro, às 17h no horário local.