Depois de semanas de muitas reuniões por videoconferência e detalhes sendo acertados, a Premier League definiu o seu reinício. O campeonato recomeça em 17 de junho, com duas partidas: Aston Villa x Sheffield United e Manchester City x Arsenal. Os jogos são confrontos que haviam sido adiados devido à disputa da final da Copa da Liga Inglesa entre Aston Villa e Manchester City, vencida pelos Cityzens em 1º de março.

Depois desta primeira data de reinício, uma rodada inteira será disputada no final de semana entre 19 e 21 de junho, com confrontos na sexta-feira, no sábado e no domingo. Teoricamente, será a rodada de número 30, com os seguintes duelos:

Arsenal x Watford

Burnley x Brighton

Chelsea x Wolverhampton

Crystal Palace x Tottenham

Everton x Bournemouth

Leicester City x Manchester United

Manchester City x Norwich

Newcastle x Liverpool

Southampton x Sheffield United

West Ham x Aston Villa

A decisão era um avanço esperado no Projeto Reinício depois que, nesta quarta-feira (27), os clubes se reuniram e concordaram por unanimidade em retomar os treinos completos, com contato físico entre os jogadores.

Para garantir a segurança dos envolvidos, dois testes por semana estão sendo realizados com todos os atletas, comissões técnicas e empregados dos clubes. O protocolo de momento determina que qualquer um que teste positivo para o novo Coronavírus precisa ser isolado por um período de ao menos sete dias.

A Premier League foi suspensa em 13 de março por causa da pandemia de Covid-19. O jogo final antes da paralisação foi a vitória do Leicester por 4 a 0 sobre o Aston Villa, em 9 de março. O Campeonato Inglês retornará, portanto, exatos 100 dias após sua última partida.

Por ora, essas informações são extraoficiais, mas foram publicadas por diversos veículos de imprensa da Inglaterra paralelamente a mais uma reunião, que acontece no momento em que esta nota é redigida. Logo que tivermos um comunicado oficial da liga, atualizaremos esta publicação com possíveis informações extras sobre o reinício da Premier League.

Atualizado às 14h12 de 28/05: Com um comunicado oficial, a Premier League confirmou as informações acima, além de oferecer mais dados sobre o Projeto Reinício. Como uma compensação pela impossibilidade dos torcedores de ir ao estádio, todos os 92 confrontos restantes serão televisionados no Reino Unido, com um novo arranjo de datas e horários. Abaixo, a divisão divulgada pela competição, já levando o horário de Brasília em conta:

Partidas de fim de semana

Sábado: 08:30, 11:00, 13:30 e 16:00
Domingo: 08:00, 10:00, 12:30 e 15:00

Partidas durante a semana

Segunda-feira: 16:00
Terça-feira: 14:00 e 16:00
Quarta-feira: 14:00 e 16:00
Quinta-feira: 14:00 e 16:00
Sexta-feira: 16:00