A Premier League tem data para volta, o dia 17 de junho, mas antes disso os clubes querem se preparar para retomarem o ritmo de jogo com amistosos. A liga deu autorização para que os clubes joguem as partidas, segundo informado pelo Telegraph. Contudo, a liga inglesa estabeleceu diversas restrições para que as partidas possam acontecer. Uma delas, talvez a mais curiosa, é que os jogadores viajem nos seus próprios carros para os jogos, de forma a tentar manter um certo distanciamento social.

O Liverpool, líder da Premier League antes da paralisação, fez uma partida amistosa dentro do próprio elenco, com 11 de cada lado, simulando uma partida. Os jogos amistosos poderão ser disputados tanto nos centros de treinamentos quanto nos estádios.

Uma das condições básicas estabelecidas pela Premier League é que todos os jogadores façam os testes rápidos da COVID-19 para assegurar que não estão infectados. Além disso, outras medidas de higiene e distanciamento social foram incluídas no protocolo para os amistosos:

– Os clubes estão proibidos de viajar mais do que 90 minutos, mas times como o Newcastle receberão dispensa especial se precisarem viajar mais;

– Todos os jogadores devem viajar nos seus próprios carros, possivelmente já nos seus uniformes;

– Não haverá membros de arbitragem, com membros das comissões técnicas assumindo essas funções;

– Avaliações de risco completas do estádio ou campo de treinamento antes dos jogos.

Clubes da Championship, segunda divisão inglesa, já foram contatados por seus pares da Premier League para organização de jogos. Segundo a BBC, a EFL (English Football League, que gere a segunda, terceira e quarta divisões) irá fornecer orientações para os clubes mais tarde nesta semana.

A segunda divisão também será retomada com protocolos similares aos da Premier League. A primeira divisão retorna no dia 17 junho e os jogos da Championship serão retomados no dia 20. Os jogos da segunda divisão devem ser disputados até cerca de 30 de julho.