A data inicial para a volta do futebol na Inglaterra foi adiada. Na sexta-feira, 13 de março, Premier League, English Football League (EFL) e Football Association (FA) anunciaram que todos seus campeonatos seriam adiados até o dia 3 e 4 de abril. Só que nesta quinta-feira, as coisas mudaram. Em novo comunicado, a data prevista foi adiada para o dia 30 de abril, final do mês. A decisão foi tomada depois de uma reunião por videoconferência com os 20 clubes da Premier League, diante da emergência da pandemia do Coronavírus.

“A FA, Premier League, EFL e futebol profissional feminino, juntos com a PFA [Professional Football Association] e LMA [League Managers Association], entendem que nós estamos em tempos sem precedentes e nossos pensamos estão com todos afetados pelo COVID-19. Nós estamos unidos no nosso compromisso em encontrar formas de continuar a temporada e garantir que todas as ligas domésticas, europeias e copas sejam jogadas assim que seja seguro e possível fazer isso”, diz a nota.

Um dos aspectos que o comunicado traz é que as regras e regulamentos da FA dizem que todos os torneios devem terminar até o dia 1º de junho. Isso, porém, foi revisto. O comunicado informa que a diretoria da FA concordou em estender o limite indefinidamente excepcionalmente para a temporada 2019/20 em relação ao futebol profissional. “Nós coletivamente concordamos que o futebol profissional na Inglaterra será adiado para não antes de 30 de abril”, afirma o comunicado.

“O progresso do COVID-19 continua incerto e nós podemos garantir que a saúde e bem-estar de jogadores, funcionários e torcedores são nossa prioridade Nós continuaremos a seguir as recomendações do governo e trabalhar colaborativamente para manter a situação sob análise e explorar todas as opções disponíveis para encontrar formas de continuar a temporada quando as condições permitirem”, continua o texto. “Nós gostaríamos de reenfatizar que nossos pensamentos estão com todos afetados pelo COVID-19”.

Não há nenhuma data definida para o término das competições. É bastante possível que a temporada tenha que ser concluída ainda sem público, mas isso é absolutamente incerto neste momento. A Uefa anunciou que pretende que as competições terminem no dia 30 de junho. Uefa e Fifa estudam como flexibilizar as regras de registro de jogadores, já que muitos contratos acabam no dia 30 de junho, data final da temporada, e há a possibilidade de ter que avançar o calendário até julho.

Os dirigentes estão em conversa com a Sky Sports, principal detentora dos direitos de transmissão da Premier League, de forma a tentar manter a estabilidade financeira de toda a indústria do futebol.