Com o fim das eliminatórias tradicionais para a Eurocopa nesta terça-feira (20), já conhecemos todos os potes para o sorteio dos grupos que irão compor a competição. E a divisão a que chegamos ao fim dos jogos permite um grupo da morte formidável no torneio que será realizado em 2020.

São, ao todo, quatro potes, e cada um contém seis equipes. O último pote, o 4, tem apenas duas seleções definidas: País de Gales e a estreante Finlândia. As outras quatro vagas deste pote serão decididas apenas em março de 2020, quando acontecem os playoffs, divididos em quatro caminhos (você pode ver mais abaixo quais seleções estão em quais caminhos).

Já nos outros três potes, todos os times já são conhecidos. Evidentemente, o pote 1, dos cabeças-de-chave, contém as equipes mais fortes, mas três outras concorrentes ao título aparecem nos potes 2 e 3.

Sem mais delongas, vamos a eles.

Pote 1

Bélgica
Itália
Inglaterra
Alemanha
Espanha
Ucrânia

Pote 2

França
Polônia
Suíça
Croácia
Países Baixos
Rússia

Pote 3

Portugal
Turquia
Dinamarca
Áustria
Suécia
Tchéquia

Pote 4

País de Gales
Finlândia
Playoff – Caminho A
Playoff – Caminho B
Playoff – Caminho C
Playoff – Caminho D

Caminhos dos Playoffs da Euro 2020

Caminho A

Islândia
Bulgária*
Israel*
Hungria*
Romênia*

*Um sorteio nesta sexta-feira (22) irá colocar uma dessas quatro seleções no Caminho C, enquanto as outras três permanecem no A.

Caminho B

Bósnia-Herzegovina
Eslováquia
Irlanda
Irlanda do Norte

Caminho C

Escócia
Noruega
Sérvia
Bulgária/Israel/Hungria/Romênia*

*Apenas uma dessas seleções ficará no Caminho C, as outras três ficam no Caminho A.

Caminho D

Geórgia
Macedônia do Norte
Kosovo
Belarus

***

Ainda que apenas saibamos todas as seleções classificadas no fim de março de 2020, o sorteio dos grupos a partir dos potes acima acontecerá já em 30 de novembro de 2019, quando saberemos se teremos um grupo da morte, que poderia ser composto por Espanha, França e Portugal, por exemplo, além de uma equipe do pote 4.

Perdeu as últimas rodadas das eliminatórias da Euro e quer saber quais foram as principais histórias? Cobrimos o essencial aqui na Trivela.