A Copa Libertadores começou nesta semana sem atrair tanta atenção, mas já podendo influenciar o caminho dos brasileiros. Entre terça e quarta, aconteceram as três partidas de ida da primeira fase preliminar. O Guaraní ficou mais perto de enfrentar o Corinthians na etapa seguinte do torneio, enquanto o Barcelona de Guayaquil conquistou a vitória mais ampla e é um potencial oponente do Flamengo na fase de grupos.

Nesta terça, a Libertadores abriu suas atividades na Venezuela. O Carabobo recebeu o Universitario e os peruanos saíram com um bom empate por 1 a 1. Os venezuelanos ficaram na frente em Valencia, com uma cabeçada firme de Edson Tortolero no início do segundo tempo. Jonathan dos Santos (o uruguaio, não o mexicano) buscou o empate aos 38, num chute desviado que venceu o goleiro. E os peruanos ainda teriam um tento anulado corretamente por impedimento no final, após acertarem a trave. O vencedor deste duelo também pode parar no grupo do Flamengo, caso passe pelas duas etapas seguintes.

Bem mais movimentado seria o San José x Guaraní desta quarta-feira, em Oruro. Os paraguaios deram uma pitada de sorte na Bolívia e venceram por 1 a 0. Os anfitriões eram muito mais perigosos no ataque e criaram um punhado de chances, sobretudo no início do segundo tempo. Foram dois tirambaços na trave, bem como dois lances desperdiçados na pequena área. Os erros custaram caro e o Cacique pressionou no fim para arrancar o placar favorável. Um toque de mão dentro da área permitiu que Cristian Báez convertesse um pênalti e garantisse a vantagem.

Por fim, o Barcelona de Guayaquil confirmou o favoritismo em sua visita ao Uruguai e derrotou o Progresso (de volta à Libertadores após 30 anos) por 2 a 0. Diante do bom público no Parque Viera, os uruguaios pareciam mais acesos em busca do gol, mas equatorianos começaram a estragar a festa dos anfitriões aos 22. Leandro Martínez fez o cruzamento rasteiro rumo ao segundo pau e Fidel Martínez apareceu livre para escorar. Já no início do segundo tempo, o próprio Martínez fechou a contagem. Damián Díaz descolou o passe e o ponta finalizou na saída desesperada do goleiro.

Os jogos de volta acontecem na próxima semana. Já a segunda fase começa na primeira semana de fevereiro. Enquanto o Corinthians aguarda o vencedor de Guaraní x San José, o Cerro Porteño pegará Carabobo ou Universitario e o Sporting Cristal deve ter trabalho contra Barcelona de Guayaquil ou Progreso.