Post aberto: estaduais chegam às finais recheados de clássicos

Chegou a hora de definirmos as finais. Quais serão os vencedores? Venha comentar!

Os estaduais chegam aos momentos decisivos neste domingo. Nos estaduais mais badalados do país, teremos clássicos em todas as finais. No Rio Grande do Sul, teremos Grêmio x Internacional; em Minas, Atlético Mineiro x Cruzeiro; no Rio de Janeiro, Vasco x Flamengo; em São Paulo, São Paulo contra o vencedor de Santos e Corinthians. Por isso, trazemos este post aberto para que vocês possam comentar livremente. Deem seus pitacos!

[foo_related_posts]

Rio Grande do Sul

O Grêmio confirmou a classificação à final neste domingo, depois de vitória sobre o São Luiz na Arena Grêmio por 3 a 0, depois de empatar por 0 a 0 o jogo de ida. O adversário na final será o Internacional, que venceu o Caxias por 2 a 0. Na ida, o Colorado já tinha vencido por 2 a 1.

Como os dois times irão jogar pela Libertadores nos dias 23 e 24 de abril, as finais do Gaúcho serão no domingo, dia 14, no Beira-Rio, às 16h, e no dia 17, quarta, às 21h30, na Arena Grêmio. Será a 38ª vez que os dois times irão decidir o Gaúcho.

Minas Gerais

Em Minas, o Atlético Mineiro garantiu a sua vaga na final com uma goleada sobre o Boa Esporte, 5 a 0 no Mineirão, depois de empate por 0 a 0 no jogo de ida. Irá enfrentar o rival Cruzeiro, que no sábado passou também com muita facilidade pelo América, 3 a 0, depois de vencer a ida por 3 a 2.

O jogo de ida da final será no dia 14 de abril, próximo domingo, às 16h. A volta ainda não tem data definida. Como Atlético e Cruzeiro jogam no dia 23 pela Libertadores, a final teria que ser até sábado, dia 20, para respeitar a 66h de descanso previstas no Regulamento Geral de Competições. O jogo pode ser realizado no dia 17, quarta-feira, às 21h30. Será realizada uma reunião com os clubes, federação e a TV detentora dos direitos – a Globo, claro – para definição.

Rio de Janeiro

No Rio, o Vasco garantiu a sua presença na final do Campeonato Carioca depois de vencer o Bangu por 2 a 1, em jogo único realizado neste domingo. No sábado, o Flamengo empatou com o Fluminense por 1 a 1 e, como tinha a vantagem, avança à decisão do estadual. Os dois jogos já tem dias e horários definidos. A ida será no domingo, dia 14, às 16h, no Maracanã. O segundo jogo será no dia 21, o domingo seguinte, também às 16h.

São Paulo

O estadual paulista teve o seu primeiro finalista definido neste domingo. Diante do Palmeiras, no Allianz Parque, o São Paulo empatou por 0 a 0, o mesmo placar do jogo de ida, no Morumbi, no sábado anterior. Com isso, a disputa foi para os pênaltis e o tricolor bateu o alviverde por 5 a 4.

Nesta segunda-feira, o Santos recebe o Corinthians no Pacaembu, depois da vitória do time da capital em Itaquera por 2 a 1. A equipe da baixada, mandando o jogo na capital, precisará vencer por ao menos por um gol de diferença para levar a disputa aos pênaltis. As finais já têm datas definidas: domingo, dia 14, 16h; domingo, dia 21, também 16h.

Paranaense

Teremos clássico na decisão do segundo turno do Paranaense. Athletico e Coritiba venceram seus duelos semifinais neste fim de semana e farão os últimos Atletibas do ano, já que o Coritiba está na Série B do Campeonato Brasileiro e o Athletico está na A. No sábado, na Arena da Baixada, o Athletico venceu o Rio Branco por 3 a 0. Já neste domingo, o Coritiba venceu o Londrina por 2 a 1 no Couto Pereira e também avançou. Athletico e Coritiba decidem a Taça Dirceu Krüger na quarta, dia 10, 21h30, na Arena da Baixada. O vencedor enfrentará o Toledo, já garantido na decisão do Paranaense, em jogos nos dias 14 e 21, 16h.

Catarinense

No Campeonato Catarinense, o domingo foi de última rodada da fase de classificação. Por lá, a semifinal e a final serão em jogo único, portanto, mais duas datas. Os quatro classificados foram Avaí, Chapecoense, Figueirense e Criciúma, nesta ordem, avançam. As semifinais, disputadas no próximo domingo, 16h. serão entre Avaí x Criciúma e Chapecoense x Figueirense. Os vencedores avançam à final, na casa do time de melhor campanha.

Baiano

As finais do Campeonato Baiano já estavam definidas desde o fim de março. Bahia de Feira e Bahia farão a final, com jogos nos dias 14 e 21, dois domingos, às 16h.

Goiano

Atlético Goianiense e Goiás farão a final do Campeonato Goiano de 2019. No sábado, o Goiás venceu o Goiânia por 3 a 1, depois de ter vencido o jogo de ida por 3 a 0. Neste domingo, foi a vez do Atlético Goianiense vencer o Vila Nova por 1 a 0, depois de empate por 1 a 1 no jogo de ida. Os jogos serão nos dias 14 e 21 de abril, às 16h.

Pernambucano

O domingo foi de definição do Sport na final do Pernambucano. Venceu o Salgueiro por 3 a 1 na Ilha do Retiro e vai à decisão. O Náutico já tinha vencido o Afogados por 2 a 0, na quarta, dia 3, e já tinha selado a sua passagem à finalíssima. Jogos nos dias 14 e 21, nos Aflitos e depois na Ilha do Retiro, às 16h.

Alagoano

Teremos clássico também em Alagoas na final do Estadual. Assim como outros estados do Nordeste, a final já estava definida, já que este dia 7 foi de rodada da Copa do Nordeste. CRB e CSA decidirão o títulos também em dois domingos, 14 e 21, ambos 16h.

Cearense

No Ceará, a final ainda não está definida. O Fortaleza já garantiu a sua vaga, depois de vencer na semifinal o Guarany de Sobral por 1 a 0, com jogo de volta nesta quarta, dia 3. O Ceará empatou com o Floresta por 2 a 2 no jogo de ida da semifinal, no dia 27 de março. A volta, no Castelão, será nesta quarta, dia 10, 21h30. O vencedor enfrenta o Fortaleza, ainda com datas a definir, embora provavelmente também nos dias 14 e 21 de abril.

Nota do editor: a Trivela é uma equipe de três pessoas, mas aos finais de semana, só uma faz o plantão. Por isso, trazer uma cobertura com a qualidade que gostaríamos e a abrangência justa, falando de muitos estaduais, é impossível. Gostaríamos de cobrir mais lugares, com pessoas nos locais, mais é financeiramente inviável para nós e não temos pessoas suficientes para isso. Assim, para evitar falar apenas dos estaduais que temos mais acesso, por vezes decidimos não fazer de nenhum. Pedimos desculpas por isso e pedimos a compreensão dos leitores.