Os estaduais chegam aos momentos decisivos neste domingo. Nos estaduais mais badalados do país, teremos clássicos em todas as finais. No Rio Grande do Sul, teremos Grêmio x Internacional; em Minas, Atlético Mineiro x Cruzeiro; no Rio de Janeiro, Vasco x Flamengo; em São Paulo, São Paulo contra o vencedor de Santos e Corinthians. Por isso, trazemos este post aberto para que vocês possam comentar livremente. Deem seus pitacos!

Rio Grande do Sul

O Grêmio confirmou a classificação à final neste domingo, depois de vitória sobre o São Luiz na Arena Grêmio por 3 a 0, depois de empatar por 0 a 0 o jogo de ida. O adversário na final será o Internacional, que venceu o Caxias por 2 a 0. Na ida, o Colorado já tinha vencido por 2 a 1.

Como os dois times irão jogar pela Libertadores nos dias 23 e 24 de abril, as finais do Gaúcho serão no domingo, dia 14, no Beira-Rio, às 16h, e no dia 17, quarta, às 21h30, na Arena Grêmio. Será a 38ª vez que os dois times irão decidir o Gaúcho.

Minas Gerais

Em Minas, o Atlético Mineiro garantiu a sua vaga na final com uma goleada sobre o Boa Esporte, 5 a 0 no Mineirão, depois de empate por 0 a 0 no jogo de ida. Irá enfrentar o rival Cruzeiro, que no sábado passou também com muita facilidade pelo América, 3 a 0, depois de vencer a ida por 3 a 2.

O jogo de ida da final será no dia 14 de abril, próximo domingo, às 16h. A volta ainda não tem data definida. Como Atlético e Cruzeiro jogam no dia 23 pela Libertadores, a final teria que ser até sábado, dia 20, para respeitar a 66h de descanso previstas no Regulamento Geral de Competições. O jogo pode ser realizado no dia 17, quarta-feira, às 21h30. Será realizada uma reunião com os clubes, federação e a TV detentora dos direitos – a Globo, claro – para definição.

Rio de Janeiro

No Rio, o Vasco garantiu a sua presença na final do Campeonato Carioca depois de vencer o Bangu por 2 a 1, em jogo único realizado neste domingo. No sábado, o Flamengo empatou com o Fluminense por 1 a 1 e, como tinha a vantagem, avança à decisão do estadual. Os dois jogos já tem dias e horários definidos. A ida será no domingo, dia 14, às 16h, no Maracanã. O segundo jogo será no dia 21, o domingo seguinte, também às 16h.

São Paulo

O estadual paulista teve o seu primeiro finalista definido neste domingo. Diante do Palmeiras, no Allianz Parque, o São Paulo empatou por 0 a 0, o mesmo placar do jogo de ida, no Morumbi, no sábado anterior. Com isso, a disputa foi para os pênaltis e o tricolor bateu o alviverde por 5 a 4.

Nesta segunda-feira, o Santos recebe o Corinthians no Pacaembu, depois da vitória do time da capital em Itaquera por 2 a 1. A equipe da baixada, mandando o jogo na capital, precisará vencer por ao menos por um gol de diferença para levar a disputa aos pênaltis. As finais já têm datas definidas: domingo, dia 14, 16h; domingo, dia 21, também 16h.

Paranaense

Teremos clássico na decisão do segundo turno do Paranaense. Athletico e Coritiba venceram seus duelos semifinais neste fim de semana e farão os últimos Atletibas do ano, já que o Coritiba está na Série B do Campeonato Brasileiro e o Athletico está na A. No sábado, na Arena da Baixada, o Athletico venceu o Rio Branco por 3 a 0. Já neste domingo, o Coritiba venceu o Londrina por 2 a 1 no Couto Pereira e também avançou. Athletico e Coritiba decidem a Taça Dirceu Krüger na quarta, dia 10, 21h30, na Arena da Baixada. O vencedor enfrentará o Toledo, já garantido na decisão do Paranaense, em jogos nos dias 14 e 21, 16h.

Catarinense

No Campeonato Catarinense, o domingo foi de última rodada da fase de classificação. Por lá, a semifinal e a final serão em jogo único, portanto, mais duas datas. Os quatro classificados foram Avaí, Chapecoense, Figueirense e Criciúma, nesta ordem, avançam. As semifinais, disputadas no próximo domingo, 16h. serão entre Avaí x Criciúma e Chapecoense x Figueirense. Os vencedores avançam à final, na casa do time de melhor campanha.

Baiano

As finais do Campeonato Baiano já estavam definidas desde o fim de março. Bahia de Feira e Bahia farão a final, com jogos nos dias 14 e 21, dois domingos, às 16h.

Goiano

Atlético Goianiense e Goiás farão a final do Campeonato Goiano de 2019. No sábado, o Goiás venceu o Goiânia por 3 a 1, depois de ter vencido o jogo de ida por 3 a 0. Neste domingo, foi a vez do Atlético Goianiense vencer o Vila Nova por 1 a 0, depois de empate por 1 a 1 no jogo de ida. Os jogos serão nos dias 14 e 21 de abril, às 16h.

Pernambucano

O domingo foi de definição do Sport na final do Pernambucano. Venceu o Salgueiro por 3 a 1 na Ilha do Retiro e vai à decisão. O Náutico já tinha vencido o Afogados por 2 a 0, na quarta, dia 3, e já tinha selado a sua passagem à finalíssima. Jogos nos dias 14 e 21, nos Aflitos e depois na Ilha do Retiro, às 16h.

Alagoano

Teremos clássico também em Alagoas na final do Estadual. Assim como outros estados do Nordeste, a final já estava definida, já que este dia 7 foi de rodada da Copa do Nordeste. CRB e CSA decidirão o títulos também em dois domingos, 14 e 21, ambos 16h.

Cearense

No Ceará, a final ainda não está definida. O Fortaleza já garantiu a sua vaga, depois de vencer na semifinal o Guarany de Sobral por 1 a 0, com jogo de volta nesta quarta, dia 3. O Ceará empatou com o Floresta por 2 a 2 no jogo de ida da semifinal, no dia 27 de março. A volta, no Castelão, será nesta quarta, dia 10, 21h30. O vencedor enfrenta o Fortaleza, ainda com datas a definir, embora provavelmente também nos dias 14 e 21 de abril.

Nota do editor: a Trivela é uma equipe de três pessoas, mas aos finais de semana, só uma faz o plantão. Por isso, trazer uma cobertura com a qualidade que gostaríamos e a abrangência justa, falando de muitos estaduais, é impossível. Gostaríamos de cobrir mais lugares, com pessoas nos locais, mais é financeiramente inviável para nós e não temos pessoas suficientes para isso. Assim, para evitar falar apenas dos estaduais que temos mais acesso, por vezes decidimos não fazer de nenhum. Pedimos desculpas por isso e pedimos a compreensão dos leitores.