Portugal

Ô, pá! O Sporting faz campanha para dizer que não é só de Lisboa, é de Portugal

O grande clube alviverde da Liga Sagres é o Sporting. Aqui no Brasil, ninguém discute muito como se deve chamar a equipe do Alvalade. Mas não é assim no resto do mundo. Influenciada pela imprensa de língua inglesa, que tem por costume incluir a cidade ao nome dos times, o Sporting Clube de Portugal é chamado de “Sporting Lisbon”. Parece normal, mas os leoninos estão cansados dessa confusão e até iniciaram uma campanha virtual para acabar com essa história.

VEJA TAMBÉM: Torcedor vai pedalar da Itália até o estádio do Sunderland e tem um ótimo motivo para isso

Não é preciosismo. “Lisboa” é do rival Sport Lisboa e Benfica e não menospreze a rivalidade dos gigantes lisboetas. Nesta segunda-feira, ganhou corpo uma campanha no Twitter para alertar a imprensa internacional que os sportinguistas não gostam da forma como são chamados por ela. A conta oficial do clube entrou na onda e, em pouco tempo, a hashtag #NotSportingLisbon se tornou uma das mais mencionadas no país.

Claro, também foi a oportunidade de cutucar os rivais Benfica (nome de um bairro de Lisboa) e Porto.

Nenhuma pessoa com visão realista imagina que os Leões serão conhecidos apenas por Sporting. Afinal, isso traria conflito com clubes de mesmo nome em outros países. A proposta da campanha virtual é reforçar a marca Sporting CP. Convenhamos, não custa nada acatar o pedido, né?

Mostrar mais

Leo Escudeiro

Apaixonado pela estética em torno do futebol tanto quanto pelo esporte em si. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, com pós-graduação em futebol pela Universidade Trivela (alerta de piada, não temos curso). Respeita o passado do esporte, mas quer é saber do futuro (“interesse eterno pelo futebol moderno!”).

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo