Foi aos 2 minutos do segundo tempo. Thiago Maciel cruzou e Durval tocou a bola na mão. São Januário vibrou. o jogo já estava 2 a 0 para o Vasco, mas aquela era a chance de presenciar a história. Romário certamente cobraria e se mantivesse sua competência habitual, chegaria aos mil gols na carreira, de acordo com as suas contas, que consideram amistosos e partidas festivas.

LEIA MAIS: As 35 melhores frases de Romário para comemorar seus 50 anos

Foi o que aconteceu. Era 20 de maio de 2007. Magrão, do Sport, entrou para a história como o goleiro que sofreu o milésimo gol do Baixinho. Assim como Silvio Luiz, Thiago Maciel, Júlio Santos, Jorge Luiz, Guilherme, Roberto Lopes, Amaral, Abedi, Morais, André Dias, Wagner Diniz, Júnior e Alan Kardec ficaram marcados como os companheiros de Romário naquele jogo tão importante, todos treinados por Celso Roth.

Fomos atrás desses 14 personagens: os outros dez titulares, o técnico e os três substitutos. Por onde andam os jogadores que ajudaram Romário a fazer o milésimo gol?

FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 1 SPORT

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 20/05/2007 – 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Giuliano Bozzano (DF)
Auxiliares: César Vaz (DF) e Elenilson de Macedo (DF)
Renda/público: R$ 172.130,00 / 16.682 pagantes
Cartões amarelos: André Dias, Thiago Maciel, Alan Kardec (VAS); Vítor Júnior, Ticão (SPORT)
GOLS: André Dias (3’/1ºT e 37’/1ºT) e Romário (2’/2T); Luciano Henrique (36’/2ºT)

VASCO: Silvio Luiz, Thiago Maciel, Júlio Santos, Jorge Luiz e Guilherme; Roberto Lopes, Amaral, Abedi (Wagner Diniz) e Morais; Andre Dias (Júnior) e Romário (Alan Kardec). Técnico: Celso Roth

SPORT: Magrão, Osmar, Du Lopes, Durval e Bruno (Dutra); Ticão, Éverton, Vítor Júnior (Luciano Henrique) e Fumagalli; Weldon (Washington) e Carlinhos Bala. Técnico: Giba.

MAIS ROMÁRIO
O reinado menos lembrado de Romário: os anos de ouro com a camisa do PSV
Do ponta explosivo ao rei da grande área: as reinvenções de Romário explicadas em gols