Um dia após o jogo final da Eredivisie, uma vitória por 4 a 1 sobre o De Graafschap, os jogadores do Ajax foram celebrar a dobradinha doméstica na temporada diante de seus torcedores nas ruas de Amsterdã. Um grande palco, com telão e potentes caixas de som, foi ocupada pelo elenco, que liderou a festa com gritos, danças e emoção. E o ponto alto da comemoração veio quando o capitão Matthijs De Ligt, de 19 anos, tomou o microfone.

“O mais importante é que mostramos a todos do que o Ajax se trata, que tipo de cidade Amsterdã é. Mostramos a todos o que representamos, e isso (que representamos) é o futebol ofensivo. Mostramos a todos o que o homem lá de cima (Johan Cruyff) queria ver e o que ele esperava de nós. Fizemos tudo juntos: jogadores experientes, jogadores jovens, todos. E aos torcedores, queremos lhes agradecer por uma temporada fantástica.”

O discurso do zagueiro pode ser ouvido (em holandês, com legendas em inglês) no vídeo abaixo. Prestando atenção à escolha de palavras, à potência do seu discurso e à confiança em seus olhos, é difícil dizer que se trata de um garoto de 19 anos. De Ligt soa como um experiente capitão de 35 anos que já passou por três Copas, cinco Champions, algumas lesões de ligamento cruzado anterior e o que mais você quiser imaginar.

Em entrevista recente, Frenkie De Jong disse que “Matthijs finge ter o monopólio de toda a sabedoria. Pega leva, você tem 19 anos!”, mas parece que o capitão não quer saber. Líder desse jeito antes mesmo dos 20 anos, a curiosidade em torno do jogador que De Ligt irá se tornar é grande.