Foi em um dia 4 de março, só que de 2000, que um console muito badalado foi lançado: o Playstation 2. O lançamento aconteceu no Japão – só seria lançado na América do Norte em outubro – e foi marcante. A segunda geração do console da Sony já trazia uma série de franquias de futebol. E foi a era de dominação do Pro Evolution Soccer, herdeiro do clássico Winning Eleven. Uma época que nós, os jogadores, ficávamos babando nos vídeos de abertura dos jogos, que exploravam toda a monumental capacidade de um videogame que era incrivelmente poderoso.

Para celebrar, vamos lembrar de jogos marcantes daquele console que ficou no coração de tantas pessoas. A lista não tem nada de científica: montamos a partir de impressões pessoais, então fique completamente à vontade para discordar e lembrar de outros jogos que não colocamos aqui na lista. Aqui, o mais importante é a diversão.

Fifa 2001 – Ano de lançamento: 2000

O primeiro jogo da série Fifa lançado no PS2 foi o Fifa 2001 e, olhando tantos anos depois, entendemos porque o jogo da EA Sports sofria tanto contra o concorrente Winning Eleven. O jogo tinha um estilo muito próprio, é verdade, e isso agradava muita gente. É fácil perceber como o jogo herdava muita coisa de jogos anteriores, desde o Fifa 1996. Os movimentos eram pouco naturais e eram bastante típicos de um jogo arcade, como a franquia da EA Sports ficou bastante caracterizada a partir da edição 2000. Era fácil fazer dribles e chutes com bastante precisão.

Winning Eleven 5 (PES) – Ano de lançamento: 2001

Este foi o primeiro jogo que foi chamado oficialmente de Pro Evolution Soccer, embora nós, aqui no Brasil, tenhamos conhecido como Winning Eleven 5, dando continuidade à série que já era clássica. Até porque muitos de nós consumíamos a versão japonesa, e não a europeia. O jogo, lançado em 2001, foi o primeiro da franquia a explorar a potência do PS2. E a fluidez do jogo era impressionante. O jogo ainda trazia muito do visual e da jogabilidade dos últimos jogos do PS1, mas com melhorias tantos gráficas quanto de jogabilidade.

FIFA Soccer 2003 – Ano de lançamento: 2002

O jogo trazia Landon Donovan na capa e era uma tentativa de mexer em um mercado que já tinha a Konami ganhando a preferência dos apaixonados por jogos e futebol. Aa franquia Fifa já tinha ganhado o rótulo de ser muito “arcade”, enquanto Winning Eleven era mais um simulador. A EA Sports seguia apostando em licenciamento, mas sofria quando o assunto era visual e gameplay quando comparado à concorrência. A edição 2003 trouxe uma mexida grande nos dois quesitos. Entre os trunfos do jogo está o visual dos jogadores, dos estádios e até dos cantos das torcidas (dos clubes europeus, claro). As mexidas no gameplay foram notáveis na época, mas não o suficiente. A BBC relata assim: “O sistema de controle não é nada fácil e isso torna passar a bola um pouco como procurar uma agulha em um palheiro”. Ouch.

Winning Eleven 6 (PES 2) – Ano de lançamento: 2002

Um dos melhores jogos de futebol de todos os tempos, este era um jogo que trazia uma jogabilidade que conquistava o público. O WE6 foi também chamado de PES 2 na Europa e em alguns outros lugares. A série Winning Eleven já era um sucesso no PS1, mas no PS2 a franquia da Konami consolidou o domínio naqueles anos de glória. O Winning Eleven era simplesmente imbatível na época – e ainda mantinha uns truques da época do console anterior, como correr loucamente com Ronaldo ou Roberto Carlos, que mais pareciam atletas dos 100 metros rasos.

Winning Eleven 7 (PES 3) – Ano de lançamento: 2003

A essa altura, o Winning Eleven da Konami era tão dominante que o Fifa não tinha a menor chance (embora, em vendas, continuasse um sucesso). O jogo trazia todos os recursos que os jogadores se acostumaram, mas adicionou ainda mais fluidez e leveza no gameplay, que era o grande diferencial do game em relação ao concorrente. Este, particularmente, trouxe algumas das maiores melhorias justamente no gameplay, o que aumentou a diferença para a concorrência. Enquanto Fifa era um jogo que apostava nas licenças e tinha um gameplay mais fácil, WE apostava em um realismo que tornava o jogo mais difícil para novatos aprenderem.

Fifa Street – Ano de lançamento: 2005

O jogo da EA Sports indubitavelmente inovou. Trouxe um modo de jogo completamente diferente que focava completamente na diversão. Mais do que isso, foi uma espécie de show de habilidades, o que era muito divertido de se jogar em grupo, com os amigos. O sucesso foi tamanho que o jogo acabou sendo retomado na edição 2020 da série FIFA, na atual geração de consoles (PS4/Xbox One). O jogo ainda teria uma continuação, Fifa Street 2, lançado no ano seguinte, em 2006.

Winning Eleven 8 – Ano de lançamento: 2004

A versão japonesa do jogo trazia simplesmente Zico na sua capa. Foi um dos jogos mais maravilhosos que este mundo já viu (perdão pelo exagero). Com os desenvolvedores já mais acostumados com a potência do PS2, o jogo explorava mais tanto graficamente quanto em termos de jogabilidade. A tradicional narração japonesa, os gráficos mais a mais aprimorados e a fluidez do jogo continuavam a impressionar. Como vê verá pelo vídeo abaixo, os gráficos são impressionantes se comparados aos primeiros jogos da Konami no mesmo console, o que é normal. Os primeiros jogos de novos consoles costumam parecer mais com a geração anterior.

Winning Eleven 9 –Ano de lançamento: 2005

Um dos jogos mais marcantes da franquia Winning Eleven/Pro Evolution Soccer na geração, esta é a edição que mais explorou os recursos do PS2, mas a diferença para o WE8 já não era tão grande assim. As produtoras já se preparavam para aquela que seria a próxima geração da Sony, o Playstation 3, lançado em 2006. De qualquer forma, por ser o último jogo da franquia antes do lançamento do PS3, tem uma importância histórica.

E aí, tem mais jogos que você lembra de futebol no PS2 que gostaria de colocar na lista? Coloque nos comentários!